Grupo Planalto de comunicação

Deputado Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes Sanções aplicadas pelos EUA reacendem críticas ao ministro do STF, que já soma quase 50 representações para deixar o cargo

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta quarta-feira (30) que vai protocolar mais um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O anúncio foi feito nas redes sociais, após o governo dos Estados Unidos impor sanções ao magistrado por meio da Lei Magnitsky.

“Venho informar que irei protocolar mais um pedido de impeachment desse ministro, que já não representa a Justiça, mas sim o autoritarismo travestido de legalidade”, escreveu o deputado no X (antigo Twitter).

Entre as razões apresentadas por Nikolas estão acusações de ativismo judicial, violação de direitos humanos e medidas que ele considera abusivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O parlamentar também critica o que chama de censura e perseguição ideológica.

Segundo Nikolas, o inquérito que apura tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 teria sido conduzido de forma parcial, sem respeitar garantias legais e aplicando penas consideradas desproporcionais.

O deputado ainda não confirmou se o pedido já foi oficialmente protocolado. Este será o segundo pedido de impeachment apresentado contra Moraes em poucos dias. No último dia 23, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também enviou um requerimento ao Senado, acusando o ministro de agir de forma parcial e censurar manifestações políticas do pai e do irmão.

Com este novo pedido, Moraes passa a ser alvo de 48 representações de impeachment, segundo levantamento que inclui documentos que citam mais de um ministro ao mesmo tempo. Desde que assumiu o cargo, ele se tornou o magistrado com maior número de pedidos para deixar o STF. Em seguida aparecem Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte, com 28 pedidos, e Gilmar Mendes, decano do tribunal, com 22.

Ao todo, já foram apresentados 177 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal no Senado.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais