Grupo Planalto de comunicação

Deputados analisam o abate de jumentos no Brasil

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal), por meio da sua Frente Legal Animalista, propôs à Câmara dos Deputados uma Audiência Pública durante a semana  na Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). O evento discutiu o abate de jumentos e suas implicações para o bem-estar animal, os riscos ao meio ambiente e saúde pública. Juntas, as entidades de proteção animal, advogados e parlamentares debateram o tema para incentivar que leis que visam proibir esta prática em todo o país sejam aprovadas.

“É essencial que a proteção dos animais seja incluída de forma definitiva nos debates ambientais, pois são vítimas primárias de todas as mudanças no meio ambiente causadas, em grande parte, por ações humanas. A situação atual dos jumentos é um exemplo claro de como práticas exploratórias são causadoras de sofrimento animal, podem aumentar o risco de transmissão de doenças de caráter zoonótico e colocar uma espécie em risco de extinção”, explica Vania Plaza Nunes, Diretora Técnica do Fórum Animal.


Virada Parlamentar Sustentável

A audiência faz parte da Virada Parlamentar Sustentável, movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), com a parceria de mais de 30 organizações da sociedade civil, na qual o Fórum Animal faz parte, trazendo a pauta animalista para as discussões desse coletivo. O objetivo da virada é colocar a sustentabilidade no centro das discussões políticas, garantindo a representatividade dos interesses e necessidades da população e trazendo a sociedade civil para dentro dos debates parlamentares.     

Para marcar o início dessa trajetória, o movimento organiza um “junho verde”, com a Virada mobilizando o Congresso entre os dias 5 e 29 de junho, com atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas. A Virada propõe uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira, rumo a uma nova visão de futuro que coloque efetivamente o país na liderança mundial dos temas da sustentabilidade. A agenda de eventos pode ser acompanhada pelo site: www.viradaparlamentar.org.br. Após o mês de atividades, o movimento vai acompanhar e monitorar os resultados alcançados.

Contexto da audiência pública

Os jumentos foram trazidos da África e se adaptaram muito bem ao clima brasileiro. Por sua capacidade de resistência, auxiliaram o ser humano a construir e desenvolver o Brasil. Comumente lembrado e homenageado no ideário cultural de nosso país, o jumento possui importância histórica e tornou-se símbolo de luta e resistência do sertanejo.

Facebook
Twitter
WhatsApp