Olá, amigos internautas!
Sou um torcedor em sua essência da Seleção Brasileira. Foi ela que me ensinou a gostar de futebol e acompanho atentamente, jogo a jogo, emoção por emoção desde 1986. Certamente, será difícil superar o peso da derrota para a Alemanha, pela maneira como ela ocorreu. Mas, foi mais um tropeço e daqui a quatro anos virá uma nova Copa do Mundo.
Diante disso, não considero correto ficar a fazer comparações com 1950. Era um outro contexto. Naquela oportunidade, o Brasil não havia vencido nenhum Mundial e entrava em campo como favorito, diferente de agora em 2014. Nossa Seleção atual estava na base da superação avançando de fase em fase e em nenhum momento conseguiu empolgar os torcedores.
O fracasso de 1950 caiu como uma bomba sobre o país. Ninguém acreditava que poderia existir a derrota contra o Uruguai. Agora, bem diferente disso, sabíamos que a queda poderia ocorrer contra a Alemanha, logicamente que não pelo marcador elástico. Não se imaginava há 64 anos que na Copa seguinte o selecionado canarinho pudesse vencer a próxima disputa. Foi um desastre a participação de 1954. Agora se sabe que isso é perfeitamente possível, pois tempo existe à disposição tempo e alguns jogadores para se organizar uma base. Lembro que parecia o fim de tudo quando houve a derrota para Argentina em 1990. O Brasil foi vencendo obstáculo por obstáculo e chegou à taça quatro anos depois nos Estados Unidos.
Porém, há algo importante a se considerar. A seleção de 1950 fez a sua parte, cumpriu sua parte na história. Os jogadores não podem ser considerados algozes. Se perderam, méritos sejam dados, embora que tardiamente para muita gente, aos uruguaios. Assim, como agora cabe aplaudir os alemães.
Quanto ao Brasil, é tempo de repensar. O título da Copa do Mundo em 2018 na Rússia não virá por acaso. Muito trabalho pela frente. E é Copa do Mundo, a bola terá que entrar. A Holanda oferece estrutura de primeiro mundo aos seus jogadores e não consegue chegar. A Argentina, desacreditada por muitos, chegou à grande final.
Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!