Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26, a solenidade de descerramento da placa que passa a intitular de Silvio Algarve o prédio do Foro de Passo Fundo. Trata-se de um momento inédito. É a primeira vez que o nome de uma autoridade é atribuído a uma unidade do judiciário no estado do Rio Grande do Sul.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, dr. José Aquino Flores de Camargo, destacou que o momento é especial para todos que se dedicam à caminhada judiciária. O nome de Silvio é um exemplo a ser seguido pelos juízes, pela sua dedicação, sabedoria e simplicidade.
O juiz diretor do Fórum de Passo Fundo, dr. Orlando Faccini Neto, disse que a designação determina o aumento da responsabilidade para todos que atuam na casa, trabalhando no prédio intitulado juiz Silvio Algarve.
Por sua vez, o prefeito Luciano Azevedo disse que conheceu bem o trabalho do homenageado, sendo uma referência para quem milita no campo jurídico. A homenagem não é apenas das autoridades presentes, mas de toda a comunidade, disse o chefe do Executivo.
A esposa do saudoso juiz, dra. Maria Lúcia Kurtz Algarve, agradeceu em nome da família, dizendo que se tratava de um momento de grande emoção, sob os aplausos do público presente.
A VIDA DE SILVIO LUÍS ALGARVE:
Natural de Passo Fundo, nasceu em 26 de setembro de 1957.
Ingressou na carreira da magistratura como Pretor, em 1984, em Sarandi. Dois anos após, assumiu como Juiz de Direito na mesma Comarca. Após, jurisdicionou em Campo Novo, Horizontina e Passo Fundo, onde permaneceu por 16 anos.
Foi professor da cadeira de Direito Civil da Universidade de Passo Fundo, no período de 1991 a 1996.
Promovido para Porto Alegre, como Juiz-Substituto de entrância final, em 31/01/2006. Na capital atuou no 2º Juizado da Vara Cível do Foro Regional da Tristeza, além do 2º Juizado da 6ª Vara Cível e do 3º Juizado da 13ª Vara Cível do Foro Central.
Foi Juiz-Corregedor de 2006 a 2008, tendo atuado como magistrado assessor da Corregedoria.
Atuou como Juiz-Assessor da Presidência do TJRS de 2008 a 2010, na gestão do Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa como Presidente.
Fotos: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto).