Ser terra fértil. Ser ser de relações. Esta é a semente lançada no curso de Pós-graduação em Espiritualidade, da Itepa Faculdades, em Passo Fundo, que nos convida a uma jornada transformadora de autoconhecimento e compromisso. Mais do que um conjunto de disciplinas, o curso é uma experiência integral que liga nosso mundo interior ao exterior, desafia nossas opções e renúncias, e nos apresenta a espiritualidade encarnada que nos leva ao seguimento de Jesus Cristo.
A História da Espiritualidade nos mostra que somos, também, fruto de uma trajetória. Nas Cartas Paulinas, descobrimos que a espiritualidade cristã é um projeto de vida, nascido de um encontro pessoal, não um mero conjunto de doutrinas. A Oração é apresentada como diálogo comprometedor. E a Leitura Orante como método para “pés no chão e coração em Deus”.
Figuras como São Francisco de Assis e as mulheres místicas iluminam
A Teologia nos revela um Deus relacional, que nos cria por humildade e amor, nos fazendo cocriadores com uma missão fundamental: a humildade e o serviço. Aprendemos que uma das perversões é a idolatria; a idolatria do Mercado, leva à opressão e à destruição da Casa Comum.
A resposta divina é um processo de Revelação e uma chamada à conversão, cujo ponto alto é o Mistério da Encarnação, que revela a humildade extrema de Deus que nos redime gratuitamente. É o Espírito Santo quem santifica, suscitando em nós seus dons para agir no mundo.
O curso da Itepa Faculdades é, assim, um convite a “vir e ver”. É um










