A Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), pactuou a realização do Dia D da campanha contra a gripe Influenza em 6 de maio. Na data, postos de saúde ficarão abertos de forma extraordinária para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo a definição a cada unidade federativa.
A campanha de vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira, dia 10. No RS, o público-alvo é de mais de 5 milhões de pessoas. Diferentemente das últimas edições, a estratégia deste ano é que a vacinação seja em etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis. Essa orientação pode ser adaptada pelos municípios, conforme a estrutura, as condições e os cronogramas propostos localmente.
EM PASSO FUNDO:
Passo Fundo dará início à vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (10). Diferente de outros anos, a Campanha Nacional Contra a Influenza já será aberta para mais de 10 grupos prioritários a fim de ampliar a procura pela vacina e otimizar a aplicação das doses nas unidades de saúde.
A partir da próxima semana, poderão receber o reforço anual: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; gestantes; puérperas; trabalhadores da Educação; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo (motoristas e cobradores); povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; adolescentes em medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a meta é vacinar 90% destes grupos, que somam 89 mil pessoas. “É fundamental que as pessoas incluídas nestes grupos busquem uma das unidades para atualizar a vacinação. Contamos com 27 locais de aplicação e com horários diferenciados para facilitar o acesso à vacina”, considera.
Para a vacinação, a população deverá se dirigir a uma das salas portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e um comprovante que comprove o grupo prioritário que se encaixa.