Grupo Planalto de comunicação

Dia D de combate à Dengue: Prefeitura incentiva população a eliminar focos do mosquito Mobilização em diversos pontos da cidade teve como objetivo reforçar ações de prevenção

Foto: Michel Sanderi/ Divulgação PMPF

A Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (10), o Dia D de combate à Dengue, uma importante iniciativa voltada para conscientizar a população a enfrentar e combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.

Além da concentração na praça do Teixeirinha, na avenida Brasil, quase esquina com a Sete de Setembro, diversas ações foram desenvolvidas simultaneamente por toda a cidade.

Estratégias de Controle

Uma das medidas tomadas foi a pulverização nos bairros com maior incidência de casos de dengue, sendo eles Centro, Boqueirão, São Cristóvão, São José, Annes e Rodrigues. Além disso, prédios públicos com alta concentração de pessoas e locais considerados receberam a borrifação residual intradomiciliar (BRI) para complementar o controle do Aedes aegypti e reduzir sua população.

Limpeza de Terrenos e Mutirões

A limpeza de terrenos foi intensificada, especialmente naqueles em que os proprietários foram notificados, multados e não cumpriram as determinações de manutenção do local. Nesses casos, a Prefeitura realizou a limpeza e aplicou multas em dobro no IPTU como forma de cobrar o cumprimento das regras de combate à dengue.

Equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais também realizaram um mutirão de limpeza nos cemitérios e disponibilizaram ecopontos móveis em locais estratégicos definidos em conjunto com os presidentes de bairros.

Educação e conscientização

A conscientização da população foi um ponto forte da ação, com destaque para a Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Bandana, que trabalha continuamente na conscientização das crianças. Durante o evento, os pequenos participaram de três ações: uma dança no saguão,  com todas as turmas (o mosquito Tique Tique), uma orientação  nos grupos de pais explicando sobre um check list do se deve vistoriar nas residências para evitar que o mosquito se crie, e ainda a produção de repelente natural, com ervas plantadas na escola pelo projeto Ki da Horta, que será utilizado na escola e enviada a receita para as famílias. Confira a receita:

Repelente caseiro de hortelã

– Uma colher de folhas de hortelã seca;

– Meia xícara de água;

– Uma colher de flores de lavanda seca ( se preferir);

– Meia xícara de álcool.

Primeiro ferva a água com a hortelã, desligue o fogo e acrescente as flores de lavanda. Deixe a mistura esfriar e coloque-a em um borrifador. Então por fim adicione o álcool e agite bem, e pronto! Mantenha a solução na geladeira.

Informação e Engajamento

A Administração Municipal concentrou esforços na conscientização da população, distribuindo material informativo e realizando ações educativas. Essas ações educativas e preventivas, incluindo a distribuição de material informativo e cartazes em estabelecimentos públicos e privados, são fundamentais para combater a dengue e garantir a saúde da comunidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp