O Dia D de vacinação contra a gripe será em 6 de maio, sábado da próxima semana. Em Passo Fundo, serão 27 salas de vacinação abertas das 8h às 17h. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários.
Podem receber o reforço anual: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; gestantes; puérperas; trabalhadores da Educação; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo (motoristas e cobradores); povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; adolescentes em medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
A meta da Campanha contra a Influenza é vacinar 90% destes grupos, que somam 89 mil pessoas em Passo Fundo. A população poderá se dirigir a uma das salas portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e um comprovante do grupo prioritário em que se encaixa.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e, consequentemente, a sobrecarga sobre os serviços de saúde.