Grupo Planalto de comunicação

Dia D nas escolas gaúchas: estudantes escolhem itinerários formativos para 2026 Alunos da 1ª série do Ensino Médio participam de pesquisa para definir trilhas de aprofundamento curricular

Foto: Luís André/Secom

Nesta sexta-feira (3), todas as escolas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul terão um dia de mobilização especial: o Dia D da Pesquisa de Interesse dos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFA). A ação envolve os estudantes da 1ª série do Ensino Médio e tem como objetivo registrar as preferências dos jovens sobre as trilhas de aprofundamento curricular que serão ofertadas a partir de 2026.

Na educação, área apontada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito é assegurar o futuro dos estudantes, professores e da sociedade como um todo. Para isso, as escolas disponibilizarão chromebooks e suporte para orientar os alunos no acesso à plataforma e no preenchimento da pesquisa.

O processo deve ser concluído até o dia 6 de outubro, no site do Ensino Médio Gaúcho. O login é realizado com o formato ESTUDANTE-número da matrícula, e a senha corresponde aos quatro últimos dígitos da matrícula.

Na pesquisa, os estudantes escolhem entre quatro Projetos Integradores: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A partir dessas escolhas, a Secretaria da Educação (Seduc) organiza a oferta dos itinerários, valorizando a autonomia dos jovens e a personalização dos percursos escolares. Para as escolas de tempo integral, há ainda a opção pelo Itinerário de Formação Técnica e Profissional.

A implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento faz parte do novo Ensino Médio Gaúcho, instituído pela Lei 14.945/2024, que amplia a carga horária mínima anual para 1.000 horas, sendo 2.400 destinadas à Formação Geral Básica e 600 horas aos itinerários formativos.

Além da pesquisa, os estudantes também podem acessar até 6 de outubro a Feira Virtual dos Itinerários Formativos, no site oficial, que reúne vídeos e materiais explicativos sobre cada área do conhecimento.

Facebook
Twitter
WhatsApp