Grupo Planalto de comunicação

Dia da Árvore: espécie rara se encontra em Passo Fundo

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. 

No Brasil, há 30 anos, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore – o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

Aqui em Passo Fundo encontra-se um exemplar de uma espécia rara. Trata-se da sequóia 

A sequoia é um gênero da família Cupressaceae. Em nossos dias contém apenas uma única espécie sobrevivente, a “Sequoia sempervirens”, nativa da América do Norte, especialmente na costa oeste dos Estados Unidos onde, na Califórnia, existem exemplares entre 1200–1800 anos.A espécie destaca-se pelo seu grande porte e longevidade. Pode viver por milênios e, neste período, ultrapassar os 100 metros de altura e algumas dezenas de metros de circunferência em sua base.

A espécie foi plantada em Passo Fundo no dia 27 de junho de 1989, na Praça Tochetto, localizada na Avenida Brasil, em frente ao Colégio Protásio Alves. Em 2003, a árvore foi tombada como patrimônio municipal.

Confira algumas fotos da sequóia passo-fundense.

Créditos: Vanessa Lazzaretti

Facebook
Twitter
WhatsApp