Durante encontro com os produtores rurais realizado no Sindicato de Trabalhadores em Passo Fundo, nesta sexta-feira (26), o economista Tarcísio Mineto disse que a categoria precisa aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050. Esse prognóstico é da ONU, prevendo uma população de nove bilhões de pessoas.
Salientou também outro dado importante da ONU que é o desperdício de 30% dos alimentos produzidos. Essa perda ocorre na colheita, no transporte e nas cozinhas. Enquanto isso, de cada oito habitantes do mundo um passa fome. Isso porque os índices de famintos é muito grande em países africanos e asiáticos.
Mineto, também manifestou preocupação com a inserção do produtor familiar nas novas tecnologias. O pequeno produtor não tem condições de comprar tratores e colheitadeiras modernas e é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Ele entende que somente de forma associativa e cooperativa a categoria poderá se unir para adquirir esses bens necessários para produção.