Grupo Planalto de comunicação

Dia do Sapateiro: data para recordar do pioneirismo de Nevy Gabriel

No dia 25 de outubro, é comemorado o Dia do Sapateiro. Trata-se do profissional que é um verdadeiro artesão na arte de fabricar sapatos e botas, como é o caso aqui do Rio Grande do Sul, se constituindo em uma das mais antigas atividades do setor de trabalho. 

A necessidade de produzir calçados surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.

Em Passo Fundo, não há como se pensar em uma homenagem aos sapateiros sem lembrar do pioneirismo de Nevy Gabriel. Falecido em 10 de outubro de 2022, aos 86 de idade, ele tornou-se conhecido pelo trabalho como proprietário de Botas Gabriel, foi patrocinador e ouvinte fiel das Rádios Planalto (92.1) e (105.9), participando sempre das programações.

A sua empresa passou dos 60 anos de história.  No dia 25 de abril de 1962, Nevy Gabriel se tornava pioneiro do segmento, colocando em prática o seu sonho de instalar uma sapataria em Passo Fundo.

Após seis meses, trabalhando incansavelmente, ele já conseguiu pagar o empréstimo para iniciar o projeto. O sucesso foi uma consequência. Com o tempo, além de atender o público local, a empresa encaminhou botas para clientes de várias cidades da região e até de outros estados, como o Mato Grosso, onde estão presentes os CTGs. Também foram disponibilizados para os clientes  sapatos, bolsas e cintas para todos os gostos.

Facebook
Twitter
WhatsApp