O dia 18 de dezembro de 2024 ficará marcado na memória dos agricultores associados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano. O dia histórico foi marcado pela inauguração da obra de ampliação e reforma do prédio sede do sindicato, além da entrega de um novo veículo e equipamentos, ato seguido por homenagens e uma cerimônia religiosa conduzida pelo Bispo Dom Rodolfo Luís Weber.
O evento ocorreu após a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, e foi realizado em clima de celebração e reconhecimento, simbolizando o fortalecimento do movimento sindical rural e o compromisso do STR Passo Fundo em oferecer melhores condições de atendimento aos seus associados.
Além da ampliação do prédio, que agora conta com um Espaço de Convivência e uma moderna e ampla cozinha, entre outros espaços, foi entregue um novo veículo e modernos equipamentos, investimentos que buscam aprimorar ainda mais os serviços prestados aos agricultores de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano.
O investimento ocorreu com recursos de importantes parcerias: uma emenda parlamentar de R$ 250 mil enviada pelo deputado federal Heitor Schuch, recursos do Fundo Social do Sicredi e recursos de uma indenização paga pela Prefeitura de Passo Fundo em virtude do uso do espaço pelo antigo Ambulatório de Especialidades.
O momento foi marcado pela presença de autoridades como o Bispo Dom Rodolfo Luís Weber, que promoveu uma cerimônia religiosa e a bênção especial do novo espaço, e lideranças como o prefeito em exercício de Passo Fundo, João Pedro Nunes; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo, Cristian Thans; o gerente da Agência do Sicredi Boqueirão, Gilvan Montovani; a vereadora Eva Valéria Lorenzato; o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti; a assessora parlamentar do deputado Heitor Schuch e representante do deputado estadual Elton Weber, Lenir Piloneto Fanton; o ex-presidente da Sicredi Integração RS/SC/MG, Ari Rosso; entre outras importantes lideranças.
Conquista coletiva
Durante o evento, a presidente do STR Passo Fundo, Marinês Scapini Penz, revelou que a conquista só foi possível com a união e o esforço coletivo. “Cada tijolo dessa obra representa o trabalho, a luta e a dedicação de todos que acreditam na força do movimento sindical. Esse novo espaço é um símbolo de tudo o que construímos juntos ao longo dos anos e é fruto do trabalho de todos os diretores, associados e funcionários que passaram por aqui desde 1962. É uma conquista coletiva. Compartilhamos com todos esse belo momento”, declarou Marinês.
Homenagens
A cerimônia também foi marcada por emocionantes homenagens. Ex-presidentes do STR Passo Fundo foram lembrados por suas contribuições ao longo das décadas. Colaboradores e associados também foram reconhecidos pelo apoio contínuo ao fortalecimento do sindicato, representados por Eneversinda e Darcy Mario, os associados mais antigos, que foram homenageados em nome de todos os agricultores. As voluntárias da Oficina Solidária de Bonecas de Pano, que fizeram uso do novo espaço ampliado para confeccionar bonecas destinadas a famílias atingidas pelas enchentes, receberam certificados em agradecimento ao gesto solidário, e a colaboradora Elisiane da Silva foi reconhecida pelo empenho na execução da obra de ampliação e reforma no prédio. O evento foi encerrado com um momento de integração e celebração, através de um almoço oferecido a todos os presentes.