Esta quinta-feira (09) é o Dia Mundial do Rim. Campanha coordenada há 17 anos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que foca na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das doenças renais. O tema deste ano é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”. A creatinina é produzida pelos músculos e taxa elevada no sangue é um dos indicadores de insuficiência renal.
A nefrologista Fabiana Piovesan, que atua em Passo Fundo, afirma que o objetivo da SBN e da Sociedade Internacional de Nefrologia é a conscientização das pessoas sobre o acometimento renal, uma vez que esse é silencioso e leva à perda progressiva da função renal. Ela informa que, normalmente os rins ficam doentes devido às doenças sistêmicas como hipertensão e diabete melito.
Nesse aspecto, Fabiana orienta que, especialmente, quem têm diabetes, hipertensão, cálculos renais ou doenças familiares dos rins devem procurar seu médico. “Façam a dosagem de creatinina e o exame de urina, para poder melhorar seu tratamento e ter o diagnóstico precoce de doença renal”.
Com alta prevalência, a doença renal atinge aproximadamente 13% da população dos países desenvolvidos, sendo uma das doenças crônicas mais comuns, conforme a nefrologista. Ela alerta para a importância de se descobrir precocemente a doença renal. “Fiquem atentos, pois um exame de sangue com a dosagem de creatinina pode dar muitas informações sobre sua saúde renal”, aponta.
Conforme Fabiana, a doença renal leva muitas pessoas à hemodiálise (tratamento realizado no hospital) e diálise peritonial (tratamento realizado em casa), “por isso, é fundamental prevenir essa doença através de adequado tratamento de hipertensão e diabetes”.
A nefrologista recomenda que as pessoas tenham hábitos saudáveis, como “consumo de pouco sal, ingerir água diariamente, evitar o uso de medicações que prejudicam os rins como anti-inflamatórios, cuidar os açúcares, evitar a obesidade, bem como manter atividade física e coletar exames regularmente. Desta forma podemos proteger e manter a saúde renal”, destaca a especialista.
Foto: Nefrologista Fabiana Piovesan ressalta cuidados para prevenir doença renal (Foto Divulgação)