Nesta quarta-feira, a Rádio Planalto News recebeu em seus estúdios o cirurgião plástico Francisco Bittencourt. Ao apresentador Ari Machado, o médico falou sobre a diástase abdominal.
Basicamente, Bittencourt definiu o problema como afastamento das musculaturas do abdome. “São dois músculos, chamados retos abdominais, que proporcionam com que a pessoa fique de pé e se movimentar. O enfraquecimento ou afastamento ocasionam dificuldades a quem tem a diástase” explica.
O cirurgião disse ainda que a diástase abdominal tem origem genética, comportamental ou situacional. Situações como a gestação ou a má postura podem ocasionar a diástase. “A intervenção cirúrgica (cesariana) pode provocar diástase, desde que a mulher tenha deficiência de colágeno” salientou.
Como diminuir o problema? Para Francisco Bittencourt, exercícios físicos, principalmente atividades como ioga e pilates, auxiliam muito no fortalecimento da musculatura. Além disso, estar dentro do peso é outra forma de prevenção. Entretanto, quando não há opção, trata-se com cirurgia, pois não existem soluções medicamentosas.
Confira a entrevista aqui