Os dados foram apresentados pelo superintendente executivo, Ilário De David, e comprovam o impacto positivo do trabalho da Instituição. Os pacientes do Sistema Único de Saúde representam 78% dos serviços prestados. Somente de janeiro a junho, por exemplo, foram 15.636 atendimentos via SUS na Emergência, sendo que 81,8% são moradores de Passo Fundo e 18,2% de outros municípios da região.
Ilário De David explicou que a reunião com os vereadores e vereadoras é uma maneira de prestar contas dos recursos que chegaram através de um projeto de Lei Municipal e de emendas parlamentares. “Com a aprovação da Câmara, estamos recebendo do poder público 150 mil reais mensais por um ano para o pronto atendimento que vai ajudar na manutenção do serviço de urgência e emergência. O apoio do Executivo e Legislativo de Passo Fundo é muito importante para a Instituição que, no momento, opera com capacidade máxima de 120% na Emergência”.
Além disso, o HSVP adquiriu duas máquinas para Hemodiálise, um fotocoagulador para cirurgias oftalmológicas e dois bisturis elétricos com R$ 381 mil recebidos através de emendas individuais impositivas feita ao orçamento municipal pelos vereadores Renato Orlando Tiecher (PL) e Rodinei Candeia (Republicanos).
O presidente José Miguel Rodrigues da Silva agradeceu a mobilização dos vereadores que autorizaram o aporte financeiro do município para as casas de saúde. “Todos foram muito sensíveis em entenderem as dificuldades que os hospitais de Passo Fundo enfrentam com a superlotação das emergências, nós valorizamos cada projeto e emenda que viabilize a melhoria do atendimento prestado pelo São Vicente de Paulo”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli (PSB), está muito feliz com a mobilização dos 21 vereadores que sempre colaboram com as iniciativas do HSVP. “O São Vicente de Paulo é um dos principais hospitais do Rio Grande do Sul, então este encontro também é uma oportunidade de dialogarmos sobre as prioridades para a área da saúde, especialmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce e tratamento de doenças. Nesta visita pudemos visualizar os investimentos feitos, o que deixa a casa legislativa bastante motivada a consolidar mais emendas impositivas individuais no futuro. Com certeza, nessa parceria quem ganha é saúde de Passo Fundo”.
O encontro entre o HSVP e a Câmara teve ainda a presença dos seguintes vereadores: Ada Cristina Munaretto (PL), Alberi Grando (MDB), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Evandro dos Santos Meireles (PSDB), Gio Krug (PSD), Gleison Consalter (PL), Indiomar dos Santos (Progressistas), Janaína Portella (MDB), Leandro Rosso (PSD), Luizinho Valendorf (PSDB), Michel Oliveira (PSB), Nharam Carvalho (União Brasil), Altamir da Silva dos Santos (PDT), Regina Costa dos Santos (PDT), Rafael Colussi (União Brasil), Renato Orlando Tiecher (PL), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Tadeu Trindade (PSD).
NOVO CENTRO DE ESPECIALIDADES
Os convidados também participaram da pré-inauguração do Centro de Especialidades (CES) que será aberto oficialmente no dia 05 de agosto e vai oferecer atendimento com especialistas em mais de 20 áreas médicas e multiprofissionais com valor único e acessível. Além de consultórios médicos, o local conta com Laboratório de Análises Clínicas e espaço destinado ao atendimento da equipe de Enfermagem. As consultas já podem ser agendadas via central ou pelo WhatsApp através do número (54) 3316 4000. O CES está localizado junto a Unidade Teixeira Soares, na Rua XV de Novembro, 424, em frente ao estacionamento do HSVP.
Texto: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP