Grupo Planalto de comunicação

Divergências internas resultam em briga generalizada na reserva indígena de Charrua

 Índios entraram em conflito na noite de quinta  para sexta  na reserva de Charrua.  Diversas pessoas ficaram feridas e três  casas foram queimadas.   Um cacique teria prendido pelo menos  10 pessoas, entre elas crianças e adolescentes, na quinta-feira.  O estopim ocorreu quando uma adolescente presa, com um filho no braço, teria sido espancada e a criança caiu ao solo, iniciando o conflito. As divergências  resultam da atitude de um  cacique que não quer realizar eleições para a escolha de nova liderança da tribo que tem 380 índios.   

Um grupo de índios acabou acampando em um campo de futebol e outro, temendo represálias, invadiu as terras de um ex-prefeito  ao lado da reserva.  A reserva de Charrua tem seis mil hectares, ou seja, mais de 15 hectares para cada índio,  e mesmo assim por falta de entendimento,  há integrantes  fora da aldeia.

Ontem,  lideranças aguardavam a presença da Funai para organizar uma reunião, mas ninguém compareceu.  O que chama a atenção também é que a polícia, tanto militar como federal, não entraram na reserva apesar da briga e do incêndio das casas.  

Foto: Google Earth.

Facebook
Twitter
WhatsApp