Grupo Planalto de comunicação

Divisão de Acesso: Dupla Ga-Pas e as contas para a classificação Esporte Clube Passo Fundo já está na 2ª fase da competição; Sport Clube Gaúcho ainda tem chances

Foto: Kleiton Vasconcellos/ Grupo Planalto de Comunicação

Faltam apenas duas rodadas para o fim da fase classificatória da Divisão de Acesso. É o famoso “sprint” rumo a um lugar nas quartas de finais. E os torcedores de Esporte Clube Passo Fundo e Sport Clube Gaúcho estão com a calculadora na mão.

Passo Fundo classificado

Ao fazer as contas, o torcedor do Tricolor abre um sorriso. Isto porque, com 21 pontos, o Passo Fundo já está na segunda fase da competição. A conta é simples: mesmo que perca os compromissos para Brasil e Cruzeiro, o Passo Fundo não será ultrapassado além do 4º lugar.

Hoje o União é o 4º colocado com 17 pontos e o Brasil é o 5º, com 15. Acontece que na última rodada ocorre exatamente um Brasil x União. Ou seja, apenas um dos dois clubes pode conquistar 6 pontos. Ou, no máximo, os dois podem fazer 4 pontos. Neste caso, o Passo Fundo e União ficariam com 21 e o Brasil pararia nos 19.

Assim, o Passo Fundo tem dois jogos para somar o maior número de pontos e garantir ao menos a vice-liderança e decidir as quartas de finais em casa, diante do 3º colocado na Chave B.

Gaúcho na luta

Já o torcedor do Gaúcho tem mais contas a fazer. O Alviverde hoje tem 12 pontos, uma distância de 5 em relação ao 4º colocado União, com mais 6 pontos em disputa. O Gaúcho, então, teria que vencer os compromissos diante de Veranópolis e Esportivo, além de torcer por derrota do União para o Glória, derrota ou empate do Brasil para o Passo Fundo e empate na última rodada entre Brasil e União.

Neste caso, e apenas neste, Gaúcho e União chegariam a 18 pontos, com vantagem no número de vitórias para o Alviverde, enquanto o Brasil pararia nos 16 pontos (ou 17, se empatasse com o Passo Fundo).

Entretanto, além disso, o Gaúcho ainda precisa olhar para a parte debaixo da tabela. A distância para o lanterna Cruzeiro é 4 pontos, tendo o Esportivo em 7º, também com 12. Se o Gaúcho perder para o Veranópolis e o Cruzeiro vencer o Esportivo, os clubes chegariam na última rodada tendo 12 pontos (Gaúcho e Esportivo) e 11 pontos (Cruzeiro). Por outro lado, vitória do Esportivo sobre o Cruzeiro já rebaixa a equipe de Cachoeirinha na rodada do fim de semana.

Classificação após 12 rodadas:

1º Glória, 29 pontos
2º Passo Fundo, 21 pontos
3º Veranópolis, 20 pontos
4º União-FW, 17 pontos
5º Brasil-Fa, 15 pontos
6º Gaúcho, 12 pontos
7º Esportivo, 12 pontos
8º Cruzeiro, 8 pontos

13ª rodada:

Passo Fundo x Brasil, domingo, 15h
Veranópolis x Gaúcho, domingo, 15h
Esportivo x Cruzeiro, domingo, 15h
União x Glória, domingo, 16h

14ª rodada:

Gaúcho x Esportivo, quarta-feira, 15h
Cruzeiro x Passo Fundo, quarta-feira, 15h
Brasil x União, quarta-feira, 15h
Glória x Veranópolis, quarta-feira, 15h

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais