Grupo Planalto de comunicação

Divisão de Acesso: jogos terão Observador de Intolerância A escolha do profissional e suas atribuições será de responsabilidade do Observatório Racial no Futebol

Foto: Luiz Breves/FGF

A Federação Gaúcha de Futebol – FGF realizou reunião técnica preparatória com delegados e fiscais de partida visando o início do Gauchão Série A2 Divisão de Acesso 2025. O encontro ocorreu no auditório da FGF e tratou sobre a implementação do Observador de Intolerância durante toda a competição.

A competição inicia neste fim de semana. No domingo, às 11h, tem Gaúcho x Novo Hamburgo e às 15h jogam Gramadense x Passo Fundo. Ambos terão transmissão da Equipe Show de Bola da Rádio Planalto News.

Estavam presentes no evento o secretário-geral, Mauro Rocha, o diretor jurídico, Gilson Kroeff, o diretor financeiro, Marcelo Ducati, o diretor de segurança e ouvidor geral de competições, Rogério Stumpf, e membros do departamento de competições. Também participaram a socióloga da Odabá – Associação de Afroempreendedorismo e coordenadora do projeto Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo, Nina Fola, o diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, e o procurador do TJD/RS – Dr. Renan Eduardo Cardoso.

O Gauchão Série A2 2025 será a primeira competição da FGF a contar com um Observador de Intolerância em cada partida, com o intuito de auxiliar árbitros e árbitros assistentes em casos de discriminação e racismo. A escolha do profissional e suas atribuições será de responsabilidade do Observatório Racial no Futebol.

“É uma inovação, no sentido de ter a FGF parceira nesse processo junto com os clubes e pensando, até mesmo, em uma punição administrativa, caso seja necessário. O árbitro sozinho não é capaz de identificar um ato racista, então ele vai ter a colaboração de um observador. Esse é um processo novo que visa não só a punição, mas também entendermos o que é um estádio de futebol, em 2025, em um campeonato de Divisão de Acesso. A gente quer estádios com ambientes mais seguros” destacou Marcelo.

O encontro teve como objetivo alinhar procedimentos entre os diferentes agentes envolvidos na organização e condução da competição. A reunião tratou, em um primeiro momento, sobre questões administrativas referentes ao departamento de competições e ao TJD/RS.

Facebook
Twitter
WhatsApp