Grupo Planalto de comunicação

Dois indígenas são presos após confronto armado em reserva de Erebango Conflito entre grupos rivais na Terra Indígena Ventarra já dura mais de um mês e deixou um morto em setembro

Foto: divulgação

Dois indígenas, de 27 e 36 anos, foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (13) após um confronto armado na Reserva Indígena Ventarra, localizada no município de Erebango, no norte do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Brigada Militar, o tiroteio começou na noite de domingo (12) e se estendeu por pelo menos duas horas. Testemunhas relataram dezenas de disparos. Um dos detidos foi baleado na perna durante o conflito, mas não corre risco de vida. A polícia permaneceu no local para garantir a segurança da comunidade.

O confronto é resultado de uma disputa interna pelo controle da terra indígena, que possui 772 hectares e é habitada por grupos da etnia caingangue. Segundo a BM, a tensão entre os grupos rivais aumentou nas últimas semanas devido à insatisfação com a atual liderança da aldeia.

O clima de instabilidade já havia resultado em violência anteriormente. No dia 15 de setembro, um indígena morreu após ser atingido por um tiro durante outro confronto na mesma região.

As investigações continuam, e os dois presos deverão responder por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma de fogo.

Facebook
Twitter
WhatsApp