Grupo Planalto de comunicação

Dom Altieri ministra palestra para direção da Rede Notre Dame

A destruição da família é o princípio do enfraquecimento dos valores. A Afirmação é de Dom Antonio Carlos Altieri. O arcebispo de Passo Fundo, Dom Carlos Altieri abriu a primeira etapa da Gestão Escolar da Rede de Educação Notre Dame 2013, que reúne diretores, administradores e coordenadores pedagógicos, na Casa Santa Cruz. Em palestra sob o título: Rede Católica de Educação – Juventude e Fraternidade: Educação em Valores e Cuidado do Humano, Dom Altieri refletiu sobre a realidade mundial sob a visão do catolicismo e os atuais acontecimentos da Igreja Católica.

Em uma de suas afirmações dom Altieri teceu comentário sobre notícias e pesquisas que falam da diminuição de católicos cristãos no mundo: “Quem disse que temos, enquanto cristãos, de ser a maioria? O próprio Jesus nos ensinou que devemos ser sal e fermento. Ou seja, na massa, estas são as menores porções. No entanto, fundamentais”.

No Ano Internacional da Juventude o debate também girou em torno do assunto. “É nosso papel acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”, reafirmou o Arcebispo.

Quando o assunto foi educação, dom Altieri lembrou o santo fundador da sua Ordem Religiosa, Salesianos, que dizia: “A educação é coisa do coração”. Disse ainda que se o educador atingir o coração destes jovens, ali se poderá plantar uma semente de esperança, amor, vida nova e paz. “A educação para os valores, na juventude, passa de uma época de mudanças, para uma mudança de época”, resumiu.

Portando uma cruz em seu peito, fazendo referência à Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, em julho deste ano, com a presença do Papa Francisco, o arcebispo demonstrou ser um grande entusiasta em defesa da juventude. Ele acredita que a educação pode oferecer um “novo sentido” à vida desta geração que vive a grande expectativa da vivência de novos valores. “Valorizar o potencial de cada jovem é fundamental neste processo”, acredita dom Altieri.

Fotos: Erni da Rosa (Assessoria Rede Notre Dame)

Facebook
Twitter
WhatsApp