O calendário de pagamento do IPVA já está disponível para os proprietários de veículos automotores no Brasil. Entretanto, o imposto pode ser quitado de forma antecipada ainda em dezembro.
Nos últimos anos, o Governo Federal desobrigou o pagamento do DPVAT, seguro chamado de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. Instaurado em 1974, tinha por objetivo arcar com as custas de tratamento de vítimas de acidentes. Porém, houve a sinalização do retorno da cobrança dos valores a partir de 2024.
Participando da programação da Rádio Planalto News, o especialista em trânsito Gilmar Teixeira Lopes falou sobre o assunto. A recomendação é que os proprietários não paguem ainda o DPVAT, pois tal cobrança ainda pode ser suspensa.
Conforme Teixeira Lopes, a desobrigação do pagamento foi um acerto anos atrás, pois trazia prejuízos aos proprietários. Além disso, a Caixa Federal vinha pagando as indenizações. “Mas, a partir de 14 de novembro, as pessoas não estão mais cobertas com os valores do DPVAT, pois segundo o governo, a Caixa não tem mais dinheiro para esse fim”.
O especialista informou que a cobrança do DPVAT para 2024 ainda não foi regulamentada. Então, o pagamento deve ser evitado até que se publique uma decisão definitiva. “Se for instituído por lei, aí os proprietários devem pagar” completa.