Informações obtidas pela reportagem do Grupo Planalto de Comunicação indicam que o duplo homicídio registrado na madrugada de sábado (31), em Passo Fundo, pode ter sido premeditado com o uso de uma falsa corrida de aplicativo.
O crime envolveu um GM Cobalt com placas de Santa Maria. O suspeito teria iniciado os disparos ainda no local onde as vítimas embarcaram, na rua São Lázaro, no bairro Lucas Araújo. As informações recebidas por nossa reportagem dão conta de que Tiago Freitas da Fontoura foi alvejado por tiros de arma de fogo ainda dentro do veículo. Apesar de ferido, ele conseguiu sair do carro, mas foi atingido novamente pelas costas. Ele foi socorrido por populares mas ao dar entrada no hospital foi já oficializado o óbito.
Familiares e amigos de Tiago afirmaram que ele sempre foi um rapaz tranquilo e de boa índole. Manifestações nas redes sociais demonstraram solidariedade com a família e destacaram sua participação em projetos sociais, além de sua representatividade na religião e no Carnaval de Passo Fundo. Não há, até o momento, qualquer registro de envolvimento de Tiago com atividades ilícitas.
O outro ocupante do banco traseiro do veículo, Maicon Portela de Freitas, primo de Tiago, também foi atingido por disparos dentro do carro, mas teria inicialmente sobrevivido e permanecido caído no banco de trás. Segundo informações, Maicon possuía antecedentes criminais e fazia uso de tornozeleira eletrônica.
Após os disparos, o motorista e suspeito de cometer os crimes percorreu alguns bairros da cidade com o veículo em direção à Avenida Aspirante Jenner, nas proximidades da Rua Rio de Janeiro. Quando estava em deslocamento, Maicon, que estava no banco de trás, teria se levantado e tentado assumir o controle do veículo. As informações dão conta de que, após luta corporal, o motorista perdeu o controle do carro, colidindo contra a grade de uma empresa. Após a colisão, o suspeito teria finalizado a execução de Maicon no local e fugiu correndo, como mostram imagens de câmeras de segurança.
Testemunhas relataram ter visto ao menos um indivíduo deixando o local em direção ao bairro São Luiz Gonzaga. Com base nessas informações, a Brigada Militar, através do 3º RPMon e do 3º BPChq, iniciou diligências e localizou um homem de 25 anos em uma rua próxima. Após a identificação, foi constatado que ele possuía ligação direta com o crime, uma vez que seus pertences estavam dentro do carro onde estava uma das vítimas. Ele foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) e foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde está à disposição da Justiça.
Outras câmeras de segurança registraram três indivíduos correndo pela Avenida Aspirante Jenner, próximo ao local e ao horário do crime. Dois deles teriam fugido ao ouvirem os disparos e a colisão. Um terceiro correu em direção ao carro ao ver o motorista escapando, na tentativa de verificar se havia algo para furtar. Ao se aproximar, encontrou uma das vítimas já em óbito e fugiu do local. Não há informações se algo foi subtraído do veículo ou se os indivíduos têm envolvimento com os crimes.
As investigações seguem com a Delegacia de Homicídios para apurar todos os detalhes e a motivação do crime. Todas as imagens e informações que nossa reportagem teve acesso foram entregues à Delegacia de Homicídios.
Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação