Uma reflexão sobre a participação das crianças na construção da cidade, e a influência urbana no desenvolvimento infantil, foi a proposta da reunião da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara de Vereadores, realizada na manhã de terça-feira (15). A convite do vereador João Pedro Nunes (MDB), presidente da Frente, e dos parlamentares integrantes do grupo, a Profa. Dra. Adriana Bragagnolo, da Universidade de Passo Fundo (UPF), palestrou sobre a cidade enquanto território educativo.
Pensar a cidade é uma construção social que exige olhares de pertencimento, defendeu Bragagnolo, que é pedagoga, doutora em Educação – Criança, linguagem e cidade; Diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROACAD; e delegada da Rede UniTwin Unesco “A cidade que educa e transforma”. Conforme expôs, a infância é plural e as problemáticas que se evidenciam em relação aos meninos e meninas permanecem como preocupações e desafios em oferecer tempos e espaços que contribuam com todas as potencialidades da criança. “A cidade enquanto território educativo é um lugar de encontro, por interações e relações dialógicas, como instância de direitos e preservação cultural e natural, com uma infinidade de oportunidades de desenvolvimento humano”.
A professora detalhou, ainda, sobre o projeto de extensão da universidade “Territórios da Infância”, que reconhece a criança como sujeito participante e, portanto, com lugar de fala na sociedade. “O projeto considera a criança como parâmetro de uma cidade para todos e tem por objetivo pensar a cidade com as crianças, num processo de escuta da infância, através de sua participação nas decisões sobre os espaços onde vivem e nas políticas públicas”.
A proposta, explicou, se volta para questões da formação humana, como a constituição de um lugar de dizer na sociedade e o protagonismo social do sujeito, as quais se estruturam em suas bases fundamentais, principalmente, no período da primeira infância e da infância, encontrando na juventude sua possibilidade de consolidação.
“É necessário escutá-las”
Os participantes do projeto incluem no trabalho visitas às escolas, para ouvir as crianças sobre o território onde vivem, incluindo a instituição de ensino e a comunidade do entorno. Sutilmente, explicou a professora, as realidades e as demandas de cada uma se ressaltam. “Enquanto instituições que pensam na criança, é importante ouvi-las, e fazer um exercício de nos colocarmos no lugar delas com a cabeça de adulto”, argumentou.
O presidente da Frente Parlamentar, João Pedro Nunes, ponderou ao final da reunião que a palestra contribuirá para alinhar o trabalho temático do grupo. “Essa conversa serviu para refletirmos sobre a necessidade da escuta, principalmente das crianças e das instituições que trabalham com elas. Será que ouvimos o recado dos nossos próprios filhos? Essa palestra nos traz uma grande reflexão sobre por onde a Frente tem que andar, e sobre qual a nossa função como agentes públicos”, pontuou.
Também participaram do encontro os vereadores Felipe Manfroi (PSD), Edson Nascimento (Progressistas), Edgar Gomes (PSDB), Ronaldo Rosa (PSD) e a vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), assessores parlamentares, representantes da Secretaria de Educação do Município e professores.