Posse oficial ocorre, nos próximos dias, em Brasília
O Conselho de Administração (Consad) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elegeu Edegar Pretto para a presidência da estatal nesta terça-feira. Graduado em Gestão Pública, o novo presidente era, até o ano passado, deputado estadual pelo Rio Grande do Sul.
Além de ter exercido três mandatos, o petista acumula experiência profissional como ordenador de despesas, secretário municipal de Administração e Fazenda, chefe de gabinete, membro da Mesa Diretora, presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos e presidente da Assembleia gaúcha.
Terceiro colocado na disputa ao governo gaúcho em 2022, na qual ficou fora do segundo turno por cerca de 2,4 mil votos, Pretto havia recebido em janeiro o convite do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, para comandar a companhia. A solenidade de posse como presidente deve ocorrer, nos próximos dias, na capital federal.
Em declaração após assinar o termo de nomeação, Pretto disse que assume a presidência com a “enorme responsabilidade de comandar a maior companhia de abastecimento da América Latina”, com quase 3,5 mil servidores.
Pretto anunciou, ainda, que nesta quarta já participa da comitiva que desembarca em Pernambuco para o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa prevê investimento de R$ 500 milhões para todo o país.
Demais gestores
O Consad também elegeu, para a Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização, a ex-secretária de Estado de Educação e ex-secretária-adjunta de Políticas Educacionais de Mato Grosso, Rosa Neide. Já para a Diretoria de Operações e Abastecimento, escolheu Thiago dos Santos, especialista em gestão pública e funcionário de carreira da esfera municipal de Mato Grosso. Ex-assessor na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados, Santos também atuou na coordenadoria e na Vice-Presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
A Diretoria de Gestão de Pessoas passa a ser comandada pelo pesquisador da Embrapa Lenildo Dias de Morais. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, o novo diretor é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.
Na semana passada, durante a Assembleia Geral Extraordinária do Consad, quando foram nomeados os novos integrantes do Conselho, também havia sido eleito Silvio Porto para assumir a Diretoria de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas (Dipai) da empresa. A partir de agora, Porto foca na atuação como diretor-executivo, enquanto Pretto assume as funções da presidência.
Fonte: Rádio Guaíba