Nesse domingo, 21 de julho, ocorreu a segunda fase das eleições para as associações de moradores de Passo Fundo. Foram eleitas 26 diretorias com conselho fiscal, totalizando 2.562 eleitores.
Na primeira fase, em março, haviam sido 6.702 votantes, o que resulta em um total de 9.264 eleitores. São 74 comunidades locais com representantes escolhidos pela população.
Nesse domingo mesmo, as novas diretorias foram empossadas. Entretanto, dentro de 30 dias, vai ocorrer um ato público para a entrega oficial das atas de posse, a ser confirmado para a Câmara de Vereadores. Esse documento é essencial para que cada associação possa registrar suas diretorias e encaminhar as ações juridicas pertinentes à sua comunidade.
A coordenação do processo eleitoral esteve a cargo do Conselho Deliberativo (Condel) da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf). Eram chapas únicas no domingo, mas era preciso conseguir pelo menos 45 votos em cada comunidade para que a diretoria pudesse ser considerada vencedora e todas tiveram número bem superior de comparecimento.
Eduardo Camargo, presidente do Condel, falou no programa Na Ordem do Dia, da Rádio Planalto News, sobre a participação da população nas eleições do movimento comunitário: