Nesta quarta-feira (23), em Bruxelas, os cinco alunos da rede municipal que participam da Missão Cidade Educadora apresentaram projetos desenvolvidos pela Educação de Passo Fundo. A apresentação foi direcionada ao Departamento de Coesão Social do governo local, responsável pelas ações de Cidade Educadora na capital belga e sede da União Europeia.
O grupo foi recebido pelo inspetor de Educação de Bruxelas, Jean Louis Henquez. “Em nome da Administração de Bruxelas, dou as boas-vindas a todos neste prédio da Prefeitura”, disse.
As iniciativas abordadas pelos alunos foram: as escolas públicas criadas pela Prefeitura, como a Escola de Música Yamandu Costa e a Escola das Profissões, focadas na formação dos cidadãos e na geração de oportunidades; o programa Ki_da_hort@, que viabiliza áreas de plantio e cultivo nas escolas, abordando a sustentabilidade; o Programa Bora Lê, que incentiva a leitura e é desdobrado em diversas outras iniciativas, como o Passaporte da Leitura e o vale-livro; os espaços e parques públicos, que passam por um processo de revitalização e transformação pela Prefeitura com o intuito de que a cidade seja cada vez mais democrática, acessível e segura; e o Programa Passo Fundo em Movimento, implementado para estimular a prática de atividades físicas e do esporte entre a comunidade.
Conforme Alexandra Passos, aluna da EMEF Santo Agostinho, os últimos meses foram de preparação intensa para que as experiências de Passo Fundo fossem transmitidas. “Além de aprender sobre Bruxelas, cada um de nós trouxe ações que são feitas pela nossa cidade. Foi muito bom podermos falar sobre Passo Fundo”, afirma.
Segundo Denize Cornélio da Luz, coordenadora do Núcleo de Coordenação das Cidades Educadoras de Passo Fundo, o intercâmbio busca fortalecer a conexão entre as cidades educadoras e valorizar o protagonismo dos alunos da rede. “A Missão rompe barreiras e mostra aos jovens que o estudo e o conhecimento nos tornam cidadãos do mundo”, destaca.
O prefeito Pedro Almeida destaca o compromisso do governo municipal com uma educação que amplia horizontes e transforma realidades. “A Educação transforma vidas, e a presença dos nossos alunos em Bruxelas é a prova viva disso. Em Passo Fundo, trabalhamos para que os estudantes da rede municipal tenha acesso às melhores experiências educacionais possíveis”, enfatiza.
Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, “a Missão Cidade Educadora tem inspirado, ano após ano, toda a rede de ensino, e um reflexo claro disso é a melhoria de 36% na aprendizagem dos alunos do oitavo ano em comparação a 2021”.