Grupo Planalto de comunicação

Em cinco meses, Prefeitura registra limpeza de mais de 240 terrenos baldios após fiscalização Processos tramitam de forma totalmente eletrônica, via celular, com uso integrado do sistema E-CAC da Secretaria da Fazenda

Foto: João Pazuch/ Divulgação PMPF

A Prefeitura de Passo Fundo está colhendo os resultados de ações mais rigorosas no setor de Fiscalização de Terrenos, vinculado à Secretaria de Transportes e Serviços Gerais. Desde janeiro de 2025, os processos passaram a tramitar de forma totalmente eletrônica, com uso integrado do sistema E-CAC da Secretaria da Fazenda e envio de notificações por e-mail aos proprietários.

A mudança trouxe mais agilidade e controle, além de ampliar a eficiência das respostas. Entre janeiro e 19 de maio, 248 processos foram arquivados após os proprietários realizarem a limpeza e manutenção dos terrenos.

Segundo o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, a digitalização fortaleceu o vínculo entre administração e contribuinte. “Essa transformação digital nos permitiu mais agilidade e controle nos processos, garantindo uma resposta mais rápida à população e promovendo a responsabilidade dos proprietários. Estamos conseguindo atuar de forma mais eficiente e transparente”, afirma.

Os pedidos de fiscalização podem ser feitos diretamente no aplicativo Passo Fundo Cidadão Online, na aba Fiscalização de Terrenos. O usuário pode anexar fotos e indicar o endereço do imóvel. O processo é automaticamente gerado, e todas as movimentações ficam disponíveis para acompanhamento. Outra forma de contato é pelo telefone (54) 3313-7576, da secretaria.

Atualmente, o setor lida com 936 processos ativos, que envolvem situações distintas — desde notificações iniciais, autuações por infrações, aplicação de multas em dobro e encaminhamentos para que a própria Prefeitura realize a limpeza dos imóveis.

De 2021 até maio de 2025, tramitaram no setor de fiscalização 2.575 processos relacionados a terrenos em situação de abandono, obstrução de passeio público e edificações degradadas. Destes, 1.257 foram arquivados após regularização pelos proprietários, enquanto em 47 casos a limpeza foi realizada pela Prefeitura.

Facebook
Twitter
WhatsApp