Grupo Planalto de comunicação

Em Porto Alegre, prefeito Pedro Almeida articula com o Governo do Estado investimentos na Saúde

Nessa quarta-feira (16), durante reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, em Porto Alegre, o prefeito Pedro Almeida articulou o apoio do Governo do Estado para a qualificação dos serviços prestados em Passo Fundo. Junto com representantes dos hospitais Municipal, de Clínicas e São Vicente de Paulo, o gestor municipal expôs a superlotação das emergências, solicitou mudanças na regulação de leitos e salientou pedidos por investimentos. “Passo Fundo é um centro em Saúde. Queremos fortalecer e melhorar o atendimento das pessoas que precisam dos serviços da rede pública”, destacou.
O superintendente executivo do Hospital São Vicente de Paulo, Ilário De David, avaliou a importância da reunião para o alinhamento dos investimentos na área da Saúde. “O Estado entende que Passo Fundo é uma cidade realmente um polo, atende em grande quantidade, tem resolutividade e, sem dúvida nenhuma, merece toda a atenção e cada vez mais receber recursos aqui para que essa quantidade e qualidade de assistência não se perca”, considerou.
Frente às discussões levantadas, o Município argumentou a importância de investimentos no Hospital Municipal, que passa pela maior obra de sua história e, além de ter uma nova emergência, concentra o Hospital Dia da Criança. O objetivo é capacitar o pronto-atendimento, voltado à baixa e média complexidade, a fim de que os hospitais se dediquem às emergências.
O secretário municipal de Saúde, João Pedro Nunes, mencionou a importância de o Estado receber as solicitações de Passo Fundo. “Somos um centro regional de Saúde e referência para pacientes de toda a região norte. Precisamos, cada vez mais, fortalecer os serviços, sobretudo, do Hospital Municipal, para seguir prestando atendimentos com qualidade”, pontuou.
O diretor do Hospital Municipal, Roger Teixeira Borges, explanou que as obras na instituição acontecem com recursos do Município e do Estado, que reafirmou o interesse na qualificação do espaço. “O Estado reforçou a relevância do Hospital Municipal no âmbito da saúde do município de Passo Fundo. Entende que a gestão faz um esforço muito grande e tem investido juntamente com o Estado recursos para qualificar os serviços e tem pretensão de utilizar o hospital para a regulação de atendimentos”, frisou.
Atendimentos pediátricos
O prefeito também enfatizou a importância da construção de alternativas conjuntas para absorver a demanda crescente pelos atendimentos pediátricos. “Toda a rede municipal de Saúde está mobilizada para atender a população. A Prefeitura tem tomado todas as ações possíveis para ampliar e qualificar o número de atendimentos pediátricos na atenção básica, que é a competência municipal, seja com a contratação de pediatras, a entrega do Hospital Dia da Criança e a Operação Inverno, que estendeu o horário de três unidades de saúde para o turno da noite, sábados e domingos. No entanto, é registrada uma crescente procura pelos hospitais com o aumento também de casos graves durante o período de frio, o que ocasiona uma preocupação. Por isso, precisamos chegar a soluções coletivas e contamos com o Governo do Estado”, considerou.
Sobre os atendimentos voltados às crianças, o Hospital de Clínicas apresentou um pedido, reforçado pelo prefeito, por investimentos na UTI Pediátrica com a criação de mais 10 leitos. “Temos uma área estruturada para novos serviços, como a UTI Pediátrica. Buscamos recursos para a colocação dos equipamentos”, destacou o diretor-técnico do HC, Juarez Dal Vesco.
Participou da reunião, ainda, o vereador Nharam Carvalho, presidente da Frente Parlamentar da Saúde e vice-presidente da Câmara Municipal.
Facebook
Twitter
WhatsApp