Em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 28, no Ministério Público Estadual de Passo Fundo, a Secretaria Municipal de Educação trouxe a tona um dado alarmante: de 1º de abril a 25 de maio de 2014, 180 professores da rede municipal de ensino entraram em laudo médico.
As patologias que levaram aos laudos são variadas, mas a grande maioria dos professores alegaram doenças psíquicas, como depressão.
O dado foi apresentado numa reunião entre entidades ligadas à educação, como o Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, SME, SEMCAS e a Promotoria de Educação, para tratar de um problema pontual que atinge a Escola de Educação Infantil Mundo da Criança, localizada na Cohab Secchi.
Desde o começo do ano, a escola vem sofrendo com a falta de professores. Para tentar resolver o problema da falta de assistência aos alunos, duas turmas foram dispensadas das aulas, o que resulta em cerca de 30 crianças que deixaram de frequentar a escola neste período em que ocorre a falta de professores.
De acordo com o secretário de Educação Edimilson Brandão, o problema é pontual e está sendo resolvido, mas demanda tempo. “Com esse grande número de professores em laudo, nós, do poder público, ficamos de mãos atadas, pois precisamos seguir a legislação. Não podemos demitir um professor que está em laudo, e nem chamar substitutos”, relata o secretário. Ele ainda afirmou que até o próximo dia 08, dois professores – um que estava em laudo e outro que foi nomeado – estarão à disposição da EMEI Mundo da Criança.