Permitir que a vida do Deus Menino nos transforme internamente, de forma luminosa e misericordiosa, é um dos principais sentidos do Natal. Por isso, ao guiar o público à contemplação do Seu nascimento, a 19ª edição da Cantata Natalina reafirma este como um tempo de Renovação.
Norteado pelo lema “Nele estava a vida…”, extraído do livro bíblico de João (1:4), o espetáculo faz com que um convite ressoe dentro de cada espectador, chamando-o a esperançar ao passo que o inspira a agir conforme o exemplo de quem veio ao mundo para redimir a humanidade. Por isso, como enfatiza a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, o evento em muito transcende o encantamento oriundo das suas canções, coreografias e dramatizações. “A Congregação celebra hoje, não apenas um evento, mas um encontro de fé, de esperança e evangelização, onde cada voz que canta, cada instrumento soa em um sinal de luz que ilumina os caminhos da humanidade”, afirma a religiosa.
Apresentada pela primeira vez na noite deste sábado (22), a narrativa teve como cenário a edificação histórica do Colégio Notre Dame Passo Fundo, na qual dezenas de milhares de microlâmpadas resplandecem, referenciando o milagre do verbo feito carne. Conduzido pelas numerosas vozes que compõem os corais infantis e infantojuvenil das escolas Notres Dame, bem como pelos timbres de matriculados na rede municipal de ensino de Passo Fundo e dos voluntários que compõem o coro adulto do evento, o espetáculo multiartístico evidencia virtudes como a benevolência, a empatia e o cuidado, as quais foram incansavelmente demonstradas por aquele que, há 2025 anos, nascia.
Além disso, induz à comoção ao atrair olhares para a representação do Natal, desde a Anunciação até o reconhecimento do recém-nascido por pastores e Reis Magos. Desse modo, como enfatiza o presidente do Sindicado das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul, Oswaldo Dalpiaz, se assemelha à Estrela de Belém. “Assim como ela guiou os três Reis Magos ao encontro do Menino Jesus, nós também precisamos guiar nossos jovens ao encontro da renovação, e a Cantata Natalina é um exemplo de instantes como esse”, destaca.
Chegando ao fim com o esplendor de um show pirotécnico que não ilumina apenas o céu, mas também os olhos de quem permite que os sentimentos sejam aclarados pela mensagem natalina, o espetáculo será apresentado, em Passo Fundo, em outras duas ocasiões. A primeira delas, na próxima terça-feira (25), junto à Escola Notre Dame Menino Jesus – localizada na Vila Rodrigues.
Para isso, o trânsito pela Rua Senador Pinheiro, entre as ruas Carlos Gomes e Francisco Alves, será parcialmente interrompido de segunda (24) até o meio-dia de quarta-feira (26). Nesse mesmo período, o trânsito pela Rua General Prestes Guimarães, entre as ruas Coronel Pelegrini e Senador Pinheiro, será totalmente interrompido.
A apresentação de despedida da 19ª edição do evento, por sua vez, ocorrerá em 05 de dezembro, novamente diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo. Todos os espetáculos iniciam às 20h30min.











