A Comissão Especial de Estudos e Projetos para Viabilizar as Obras Necessárias na BR 285 – perímetro urbano de Passo Fundo, esteve reunida com entidades e empresários. Durante o encontro deliberaram algumas ações como uma audiência com o executivo, empresários, Comissão e presença do DNIT / Cruz Alta. Oportunidade que discutiram sobre medidas paliativas aos acessos da BR 285, em especial ao Distrito Industrial.
Na reunião as empresas nas proximidades da BR 285 se comprometeram em providenciar um Relatório Individual até 26 de maio e entregá-lo a Comissão, a qual vai produzir um documento apontado as necessidades da duplicação do trecho, o qual será apresentado ao Ministério Público.
Conforme o presidente da Comissão vereador Pedro Daneli (PPS), a Comissão se comprometeu em agendar uma audiência com o Ministério Público local e outra com o DNIT em Porto Alegre, “pois o processo depende agora do órgão na Capital, sendo oportuno a Câmara de Vereadores abrir esse canal de diálogo com o Departamento sobre as obras em andamento e as futuras”.
O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental para a duplicação já foi aprovado em Brasília, e aguarda a elaboração do Termo de Referência, documento que dá as diretrizes para elaboração do projeto. A partir do Termo de Referência pronto abre-se licitação para elaboração do projeto da obra.