Grupo Planalto de comunicação

Encerramento das oficinas do DATI reúne mais de 1,3 mil idosos em momento de confraternização e atividades no Santuário O encontro reuniu participantes das diferentes modalidades oferecidas durante o ano e celebrou o fortalecimento das ações voltadas ao envelhecimento ativo no município

Fotos: Comunicação PMPF

A Coordenadoria de Atenção ao Idoso, da Prefeitura de Passo Fundo, realizou nesta sexta-feira (12) o encerramento oficial das oficinas de 2025, com uma programação especial no Santuário Nossa Senhora Aparecida. O encontro reuniu participantes das diferentes modalidades oferecidas durante o ano e celebrou o fortalecimento das ações voltadas ao envelhecimento ativo no município.

A programação começou com uma grande mateada entre os idosos, cada participante foi convidado a levar seu kit chimarrão. Ao meio-dia, foi servido pão com linguiça e acompanhamentos, seguido de uma tarde repleta de atividades de integração, alegria e descontração.

Ao longo do ano, cerca de 1.300 idosos estiveram inscritos nas oficinas realizadas na sede do DATI/COMAI, que incluem atividades de música (banda, coral, violão, canto, teoria musical), idiomas, artesanato, informática, dança, ginástica, yoga, alongamento, memória, jogos de mesa, pilates, pintura e diversas outras.

Essas oficinas têm como objetivo promover saúde física e emocional, convivência, aprendizado e autonomia para a população idosa de Passo Fundo.

A coordenadora, Tania Carraro, destacou o significado do encerramento e o impacto das oficinas no cotidiano dos idosos. “O encerramento é sempre um momento muito especial porque mostra tudo o que nossos alunos construíram ao longo do ano — vínculos, aprendizados, superação e convivência. Tivemos cerca de 300 idosos participando do encerramento, o que reforça a importância desse trabalho. Hoje celebramos, mas também reforçamos nosso compromisso com um envelhecimento ativo, com atividades que acolhem, estimulam e proporcionam qualidade de vida”, frisa Tania.

Ela também ressaltou a importância de manter o vínculo para o ano seguinte. “Encerramos hoje, mas já estamos nos preparando para 2026. As matrículas acontecem de 10 a 13 de fevereiro, e convidamos todos os idosos a retornarem ou iniciarem nas oficinas. Nosso propósito é estar junto, promovendo bem-estar e crescimento”, aponta.

Matrículas para 2026 começam em fevereiro
As matrículas para as oficinas do próximo ano ocorrerão de 10 a 13 de fevereiro, no DATI/COMAI, na Rua Antônio Araújo, 1190 – Centro, em horário de expediente, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A coordenadora reforça que o processo é presencial e que as vagas são distribuídas conforme a capacidade de cada oficina.

Facebook
Twitter
WhatsApp