Formar profissionais habilitados à integração de softwares com equipamentos e componentes eletrônicos, que fazem funcionar, por exemplo, sistemas de monitoramento de culturas, sistemas de controle para hospitais, automação de residências, além de dispositivos móveis, computadores de bordo, robôs, drones e outros dispositivos eletrônicos programáveis. Essa é a intenção do novo curso, Engenharia de Computação, a ser oferecido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) já a partir do próximo Vestibular de Verão.
O mercado de trabalho está em expansão na área e o novo curso de graduação apresenta importantes diferenciais, entre eles, a formação em áreas prioritárias ao desenvolvimento regional, o corpo docente atuante na área e em sua totalidade com a titulação de mestres e doutores, a infraestrutura e a expertise do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) e da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), unidades parceiras na oferta.
Com duração de 10 semestres e aulas no turno da tarde e aos sábados pela manhã, o curso visa fornecer bases técnicas e práticas que permitam aos seus egressos contribuir, cientificamente e tecnologicamente, na solução de problemas que necessitem o desenvolvimento de sistemas de computação que tenham como principal característica o equilíbrio e a interação entre hardware e software.
Mercado de trabalho
O professor Dr. Rafael Rieder, coordenador da comissão de criação do novo curso, destaca que pesquisas de mercado mostram que o setor brasileiro de Tecnologia da Informação cresce, em média, 15% ao ano. Da mesma forma, conforme ele, consultorias têm revelado que a alta procura por talentos qualificados motivou a valorização dos salários, com taxas de aumento de até 20%. Na região, a consolidação do Polo de Exportação de Serviços de Software (PoloSul.org), a instalação de empresas de desenvolvimento de sistemas e a criação do UPF Parque propiciam novas oportunidades. “Nesse contexto, o engenheiro de computação da UPF estará preparado para atender as demandas que envolvam o desenvolvimento de sistemas de computação com forte integração entre software e hardware, em áreas como a agricultura de precisão, automação industrial, automação comercial e computação aplicada na saúde”, explica Rieder.
O lançamento do novo curso mostra novamente o pioneirismo da UPF no oferecimento de graduações, como o bacharelado em Ciência da Computação, que tem 30 anos de história e já formou cerca de mil profissionais, e o Mestrado Profissional em Computação Aplicada, que iniciou em 2014 e é o primeiro nesta modalidade no Rio Grande do Sul.
Vestibular e informações
O Vestibular de Verão da UPF está marcado para 15 de novembro. O edital com todas as informações acerca do processo seletivo deverá ser publicado nos próximos dias. Outros detalhes do curso de Engenharia de Computação podem ser obtidos pelo e-mail ecp@upf.br.