O vírus foi identificado em um lote de frango de corte. A notificação foi atendida pelo Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS), no dia 8 de julho, e as amostras colhidas foram encaminhadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo , reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para o diagnóstico, que confirmou o positivo.
Trata-se de uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves silvestres e domésticas. O estabelecimento avícola foi imediatamente interditado, incluindo a suspensão de movimentação das aves, a partir do primeiro atendimento pela Secretaria da Agricultura.
Neste momento, a Secretaria da Agricultura, em conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, irá aplicar os procedimentos de erradicação do foco estabelecidos no Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle, com a eliminação e destruição de todas as aves e limpeza e desinfecção do local.