Oito entidades tradicionalistas participaram da 21ª Mostra da Cultura Gaúcha neste domingo (15), na Avenida Sete de Setembro. O desfile organizado pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Desporto e Cultura, com apoio da 7ª Região Tradicionalista do MTG, teve como tema.
O Rio Grande do Sul no Imaginário Social. Na mostra, que integra a programação dos Festejos Farroupilha 2013, cinco jurados avaliaram a apresentação das entidades que concorrem ao troféu Paixão Cortes. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destacou que a grande participação da população comprovou, mais uma vez, a qualidade da mostra que a cada ano está melhor.
O CTG Estância Nova participou com o tema O imaginário João Simões Lopes Neto. Escritor e empresário brasileiro, Lopes Neto é considerado o maior regionalista do Rio Grande do Sul, valorizando a história do gaúcho e suas tradições em sua produção literária. O CTG Dom Luiz Felipe de Nadal desfilou com o tema, A Lenda do M’Boitatá, A Cobra de Fogo. A lenda, preservada pelo povo até os dias de hoje, fala sobre um monstro, a cobra grande, que teria mais de 80 metros de comprimento, amedrontando cavaleiros e carreteiros.
Já os Cavaleiros do Mercosul apresentou A Lenda do Negrinho do Pastoreio. Genuinamente rio-grandense, a lenda é nascida da escravidão e reflete o meio pastoril, o poder e a religiosidade associados aos escravos considerados mártires. A Salamanca do Jarau foi o tema do CTG Fagundes dos Reis. A lenda é extraída do livro Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto, muito usado em provas e concursos de prendas e peões.
A quinta entidade a desfilar foi o CTG Moacyr da Motta Fortes, com o tema O Mate de João Cardoso, mostrando a vida do gaúcho propriamente dito, com suas lidas no campo, tropeadas e amores, regados a um chimarrão. O CTG Eduardo Muller participou com o tema Trezentas Onças, revivendo o personagem Blau Nunes e passando a mensagem que o gaúcho é um amante da natureza.
A Associação de Trovadores Pedro Ribeiro apresentou o tema Chasque do Imperador, que é uma narrativa de Blau Nunes, próximo ao imperador Dom Pedro II, abordando aspectos referentes às questões do dia a dia dos gaúchos. O GTF Guapos da Agronomia encerrou a mostra com o tema Bruxa. Conforme o grupo, no folclore gaúcho, as bruxas saem à noite para os campos, montam nas cruzes dos cavalos e cavalgam a noite toda, fazendo animais correrem até o clarear do dia.
A programação dos Festejos Farroupilha 2013 termina no dia 20, com o tradicional desfile das cavalarias das entidades tradicionalistas, na Avenida Sete de Setembro, às 9h. A divulgação e premiação.
Foto Cassiane Portella Divulgação