O programa Entre Nós entrevistou o Dr. Pablo Santiago, M. D. Hematologista e Oncologista Pediátrico, Coordenador do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo. Que esclarece as principais dúvidas sobre o câncer infantil.
Entre Nós: O que é e como identificar o câncer infantil?
Dr. Pablo: O Câncer infantil é gerado pela proliferação incontrolada de células no corpo. Essa proliferação pode ocorrer virtualmente em qualquer tecido, porém, as principais neoplasias na infância e adolescência são as leucemias agudas, seguidas pelos tumores do sistema nervoso central e linfomas. A doença pode causar muitos sintomas, os principais são febre contínua, dores intensas nas pernas e nas costas, perda de peso, suores noturnos, dor de cabeça diária principalmente pela manhã e nódulos no corpo.
Entre Nós: No que difere do câncer em adultos?
Dr. Pablo: As neoplasias da infância não tem relação com os hábitos de vida, portanto, na maioria das vezes, não há nenhuma abordagem preventiva de saúde, por isso, o foco principal na abordagem do câncer nesses pacientes é o diagnóstico precoce da doença.
Entre Nós: Como é realizado o tratamento do câncer infantil?
Dr. Pablo: Muitas vezes pode ser feito apenas com quimioterapia como nos casos de leucemias e linfomas, em outras situações a cirurgia e a radioterapia também compõem o tratamento. No entanto, para manejar os efeitos colaterais dessas terapias, é fundamental uma abordagem multidisciplinar em conjunto com os serviços de nutrição, fisioterapia e odontologia.
Entre Nós: Após o diagnóstico quais as chances de cura?
Dr. Pablo: Hoje, as chances de cura , em média giram em torno de 70%.










