O Grupo Planalto de Comunicação realizou entrevista com o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Ele é o autor do projeto aprovado pela Comissão de Agricultura do Senado e que minimiza perdas de produtores rurais afetados por tragédias climáticas, ao permitir securitizar as dívidas.
A securitização possibilita que produtores utilizem suas dívidas como um produto financeiro. Assim podem antecipar o recebimento de recursos para financiar projetos. O Projeto de Lei, do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), recebeu parecer favorável do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Aprovado em votação simbólica, o texto segue para decisão final na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O projeto autoriza a securitização das operações de crédito rural, contratadas até 30 de junho de 2025, referentes a custeio, investimento e comercialização, de produtores rurais, cooperativas agropecuárias e agroindústrias cujos empreendimentos, localizados em municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, ou que tenham sofrido perdas comprovadas por laudo técnico agronômico, emitido por profissional habilitado, a partir de 2021.
Na entrevista, o senador Heinze saudou os agricultores pela mobilização, com as concentrações junto às rodovias ERS-153, ERS-135 e ERS-324 – Tio Hugo, Coxilha e Vila Maria – em busca de apoio das autoridades para o enfrentamento à crise do setor. O parlamentar também lembrou que o desafo é para toda a sociedade, inclusive para os prefeitos, diante das dívidas assumidas com os bancos nas comunidades.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: