Grupo Planalto de comunicação

Entrevista: UPF comemora as conquistas de 2025 e se prepara para novas realizações Reitora Bernadete Dalmolin concedeu entrevista à Rádio Planalto News (92.1). Esteve também no estúdio a jornalista Caroline Simor

O Grupo Planalto de Comunicação recebeu a visita da reitora Bernadete Dalmolin, da Universidade de Passo Fundo (UPF). Acompanhada pela jornalista Caroline Simor, ela realizou um balanço das atividades de 2025 e projetou o ano de 2026 para a Instituição.

Segundo Bernadete Dalmolin, o ano que se encerra foi marcado por grandes conquistas. A Universidade de Passo Fundo se posiciona entre as instituições do Brasil, pela qualidade do ensino proporcionado e pelo destaque na área de pesquisa. Foi o que apontou o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). No levantamento de 2025, a UPF melhorou seu posicionamento e figura como a 6ª melhor universidade privada do Brasil, a 3ª melhor entre as instituições privadas gaúchas, e em 5º lugar no Brasil e 3º no Rio Grande do Sul na área da pesquisa.  Nas demais categorias, a Universidade também foi bem avaliada entre as instituições privadas, 10º lugar no Brasil e 3º no Rio Grande do Sul no ensino; 5º lugar no Rio Grande do Sul na área da internacionalização; e 3º lugar no estado no ranking de mercado. Neste ano, a UPF aparece em 52º lugar no ranking geral e como a 8ª melhor universidade do Rio Grande do Sul, considerando instituições públicas e privadas.

Foi um ano de importantes eventos, como a celebração de 50 anos da formação das primeiras turmas turmas de Medicina, Agronomia e Direito. A Universidade de Passo Fundo, com a sua atuação comunitária, se integra às ações de retomada da Jornada Nacional de Literatura.

Para 2026, importantes realizações estão previstas, como no trabalho desenvolvido pelo UPF Parque.  Está chegando o Passo Fundo Valley, que será marco na criação de um ambiente de alta densidade tecnológica.

Na entrevista concedida ao programa Comando Popular, apresentado por Luiz Carlos Carvalho, a reitora Bernadete Dalmolin também falou sobre os desafios das universidades comunitárias do país.

 

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Facebook
Twitter
WhatsApp