Uma equipe formada por professor, médico veterinário residente e estagiários do Hospital Veterinário, por meio do Grupo de Estudos de Animais Silvestres, da Universidade de Passo Fundo (HV/Geas/UPF) participou, na última semana, de procedimentos cirúrgicos realizados em um puma e uma onça pintada que aconteceram no Gramado Zoo, em Gramado, RS. Além disso, a equipe contribuiu na realização de checkups em dois gatos-do-mato pequenos e duas jaguatiricas, que passaram por exame clínico, ultrassom, exames de sangue e urina.
Além dos profissionais da UPF, a realização dos procedimentos contou com o apoio médicos veterinários, tratadores, biólogos e assessores do Gramado Zoo, três veterinários da USP, e um residente de veterinária do Zoológico de Sorocaba. A professora Michelli de Ataide, que coordena o Geas, foi responsável pela equipe da UPF. Ela explica que a onça-pintada macho passou por um tratamento endodôntico para posterior colocação de prótese. Ela estava com os quatro caninos fraturados e inflamados, o que causava muita dor ao animal e prejudicava a qualidade de vida. O procedimento realizado na onça contou com a participação de especialistas da área odontológica da USP. No caso do puma, a vasectomia foi realizada a fim de não aumentar a população desses felinos no Zoo.
A professora Michelli destaca a importância da experiência para os acadêmicos de graduação e dos médicos veterinários residentes. “É muito importante na formação dos alunos da graduação e pós poder usufruir desta parceria como Zoo de Gramado, que é referência na América Latina. Por meio do médico veterinário Renan Stadler podemos contribuir com os conhecimentos acadêmicos e práticas da UPF para o bem estar dos animais de modo geral”, enfatiza.
Sobre a participação de profissionais de diversas instituições na realização do procedimento, a professora destaca o bom relacionamento de quem atua com animais selvagens. “O convívio com os médicos veterinários dessa área se torna uma grande família e por isso, quando um precisa, os outros ajudam em prol da fauna. Esse é um ensinamento secundário que fica para os alunos: conviver e trabalhar em equipe”, completa.
A equipe da UPF foi formada, além da professora Michelli, pelo residente da cirurgia da UPF Diego Costa, e os estagiários Daiane Debona, Cassiano Schimitz e Ana Carolina Vanz.
Foto: Divulgação UPF