Você sabe qual é o impacto das emoções nas suas escolhas alimentares? A nutricionista Jessica Gomes da Costa Lima explicou sobre o comportamento chamado de “comer emocional” durante palestra realizada nesta quinta-feira (09/10) para os colaboradores do HCPF.
O evento faz parte de uma programação de palestras que abordam os diferentes aspectos da saúde mental, como a alimentação, a inteligência emocional e a atividade física, por exemplo.
“O SESMT, juntamente com os demais setores do HC, está promovendo ações voltadas à saúde mental dos colaboradores. Hoje tivemos a palestra sobre o “comer emocional” e teremos ao longo dos meses mais palestras sobre o tema com a finalidade de colaborar com a saúde mental e com o bem-estar dos trabalhadores.” enfatizou o engenheiro de segurança do trabalho Nataniel Vicensi.
A nutricionista Jéssica explicou sobre o impacto da saúde mental nas escolhas alimentares.
“Falamos sobre o quanto nossas emoções impactam nas nossas escolhas alimentares, quantas vezes a gente já se alimentou, não devido a fome, mas por causa de uma emoção, seja ela a alegria, tristeza, raiva ou ansiedade.” pontuou Jéssica.
Entre as estratégias listadas pela especialista para evitar o comer emocional está identificar qual é a emoção relacionada ao desejo de comer.
“Estas emoções fazem com que a gente tenha escolhas alimentares compensatórias, muitas vezes prazerosas, mas calóricas. Reconhecer o que estamos sentindo e entender o nosso sentimento é um passo fundamental para transformar a relação da alimentação com as nossas emoções.” destacou a nutricionista.