Grupo Planalto de comunicação

Equipe do Hospital de Clínicas participa de treinamento sobre o protocolo de ultrassonografia e-fast

 

Médicos residentes e preceptores da Unidade de Emergência participaram da primeira etapa da capacitação 

 

O e-fast é considerado um exame essencial na avaliação de pacientes vítimas de trauma e permite a rápida detecção do líquido livre na cavidade abdominal, com alta sensibilidade. Sua utilização para avaliação de pacientes críticos nas Unidades de Emergência auxilia na resolutividade dos atendimentos.  

 

Nesta semana o Hospital de Clínicas promoveu um treinamento teórico e prático com a equipe de preceptores e residentes médicos que atuam no atendimento a urgências e emergências na instituição, capacitando a equipe sobre a utilização do e-fast. O treinamento foi ministrado pelos médicos radiologistas Dr. Floriano Peixoto Pinto Neto e Dr. André Pelizzaro.  

 

“Estamos dando o primeiro passo no sentido de dar condições para o nosso serviço de emergência estar cada vez mais preparado para alcançar o melhor resultado na avaliação e manejo de pacientes críticos. Nós entendemos perfeitamente que a ultrassonografia se tornou uma ferramenta imprescindível no atendimento do paciente de urgência e emergência.” pontuou Dr. Floriano 

 

Por ser realizado à beira do leito, a rapidez para avaliação clínica e especificidade dos resultados são algumas das vantagens deste exame, que pode ser executado por qualquer médico, desde que treinado para tal. 

 

Dr. André Pelizzaro explica que o e-fast é indicado principalmente para casos de trauma abdominal fechado, trauma torácico e outras situações de emergência como suspeita de ruptura de aneurisma. “O ultrassom no paciente crítico é um ato de educação continuada. Promovemos este treinamento visando o melhor atendimento ao paciente crítico, tanto em cenários de trauma, como nos mais diversos cenários clínicos.” complementou.  

Facebook
Twitter
WhatsApp