Foi iniciada em julho deste ano a obra de construção da nova Unidade Básica de Saúde de Ernestina. Orçado em R$ 1,064 milhão – recurso conquistado junto ao governo estadual –, o novo prédio possui mais de 800 m² e dará à comunidade uma estrutura ampla e adaptada a necessidade da população local. Conforme o prefeito do município, Odir João Boehm, a construção de uma nova UBS mostrou-se necessária devido ao alto fluxo de pessoas que passam por Ernestina na RST 153 e ao turismo na orla da Barragem de Ernestina em épocas de veraneio, além do fato de a atual UBS possuir limitação de espaço físico e apresentar problemas estruturais, fatores que mobilizaram a equipe da administração municipal na busca pelo recurso.
A possibilidade de um espaço adequado aos atendimentos também é destacada pela secretária de Saúde e Assistência Social de Ernestina, Adriana Voigt. “Essa ampla estrutura nos dará condições de melhor atender a comunidade e seguir oferecendo os serviços já existentes. O atual prédio passou por cerca de três reformas, sendo adaptado em cada uma das etapas. Agora, teremos espaços novos e completos, totalmente aptos aos atendimentos a saúde da população ernestinense, pensando no bem estar dos pacientes e dos profissionais que aqui trabalham”.
A nova UBS é vista por Boehm como uma das ações mais importantes da atual gestão. O novo prédio está sendo construído em um terreno localizado em frente a atual unidade, em uma área que foi reintegrada ao patrimônio do município. “Nossa intenção é aumentar os serviços oferecidos aos munícipes em espaços mais bem adequados, melhorando a qualidade de vida da população ernestinense”, afirma o prefeito.
Uma melhor estrutura soma-se ao concurso público recentemente realizado no município. Através dele, foi completado o quadro de profissionais da Unidade Básica de Saúde. “A seleção também qualificou nossos profissionais, trouxe especialidades que antes não possuíamos. Agora, oferecemos à população atendimentos em fonoaudiologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e especialidades de média complexidade, como cardiologia e psiquiatria. Espaços físicos mais apropriados darão maior qualidade nos trabalhos dos grupos de Saúde, como os grupos de gestantes, tabagistas, diabéticos e hipertensos, alcoólicos anônimos e grupos de apoio psicológico. Tudo isto soma-se aos serviços já oferecidos, como clínico geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, odontologia e a atenção básica, onde uma profissional do Programa Mais Médicos atende diretamente a comunidade na saúde básica, junto a uma equipe multidisciplinar formada por odontologistas, médicos e agentes de saúde. Vamos aliar estrutura de trabalho a profissionais capacitados”, explica Adriana.
Na manhã de quarta-feira (15), o prefeito, a secretária de Saúde e o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, André Bueno, vistoriaram a obra de construção. A empresa contratada via licitação tem o prazo de um ano para a finalização dos trabalhos, o que projeta para o mês de julho do próximo ano o término do projeto no local. Então, é possível que a população usufrua da nova UBS ainda em 2015.











