Grupo Planalto de comunicação

Escola das Profissões da Prefeitura é finalista de prêmio internacional Iniciativa municipal está entre as 10 melhores do Prêmio Cidades Educadoras 2026, que reconhece projetos de inclusão social por meio da educação

Fotos: Michel Sanderi

A Escola das Profissões, iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, está entre as dez finalistas do Associação Internacional de Cidades Educadoras no Prêmio Cidades Educadoras 2026, que nesta edição tem como tema a educação como fonte de inclusão e coesão social. O reconhecimento internacional destaca experiências inovadoras desenvolvidas por cidades que utilizam a educação como instrumento para gerar oportunidades e reduzir desigualdades.

Entre 61 candidaturas de 48 cidades de 10 países, o projeto desenvolvido no município foi destacado por ampliar oportunidades educacionais e de qualificação para a população, conectando formação e desenvolvimento social.

Criada há três anos e meio, a Escola das Profissões vem ampliando o acesso à qualificação profissional no município. Ao final de 2025, o programa alcançou a marca de 5.432 pessoas formadas, em 23 edições de cursos, e atualmente conta com 47 turmas em andamento, atendendo diferentes públicos e áreas de formação.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, a Escola das Profissões é um projeto estratégico para o futuro da cidade porque investe na capacitação profissional, tão necessária para as cidades. “Receber este prêmio internacional demonstra o quanto estamos em sintonia com as melhores práticas de gestão do mundo”, afirma.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destaca que o reconhecimento reforça o papel da educação como ferramenta de transformação social. “Recebemos com muita alegria a notícia de que a Escola das Profissões está entre as dez iniciativas finalistas do Prêmio Cidades Educadoras 2026. É um reconhecimento internacional que confirma o quanto Passo Fundo tem investido em políticas públicas educacionais que geram oportunidades reais para as pessoas, utilizando a educação como instrumento de inclusão e de fortalecimento da comunidade”, pondera.

Entre as ações desenvolvidas pela Escola das Profissões, três programas concentram o maior número de participantes. O Profissionais do Futuro atende adolescentes em tempo integral, com foco no desenvolvimento de habilidades em linguagens e tecnologias consideradas estratégicas para o futuro. Em 2025, o programa formou 126 estudantes.

Outro eixo importante são os cursos profissionalizantes, que somam mais de 40 formações organizadas em trilhas e módulos, voltadas para áreas como empreendedorismo, comércio, saúde e tecnologia. No último ano, 830 alunos foram certificados e encaminhados para o mercado de trabalho, com taxa de empregabilidade superior a 80%, conforme levantamento realizado após a conclusão das formações.

A Escola das Profissões também mantém cursos de aprofundamento em parceria com o Sistema S, voltados às áreas de indústria, construção civil e transporte. Nesses casos, a Prefeitura subsidia entre 70% e 100% do valor das capacitações, possibilitando o acesso de mais trabalhadores à qualificação. Em 2025, mais de 300 profissionais foram capacitados por meio dessas formações.

O Prêmio Cidades Educadoras reconhece projetos desenvolvidos por municípios de diferentes países e que apresentam resultados concretos na promoção da inclusão social por meio da educação. A escolha das iniciativas vencedoras ocorrerá ao longo de 2026.

Facebook
Twitter
WhatsApp