Grupo Planalto de comunicação

Escola de Hackers: tecnologia potencializando novos talentos

Na tarde desta quinta-feira (09/04), a IMED, através da Escola de Sistemas de Informação, deu início às atividades do nível avançado da segunda edição da Escola de Hackers.

O projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Passo Fundo em parceria com Instituições de Ensino Superior que possuam cursos na área de Tecnologia de Informação, tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento de competências nas áreas de programação de computadores e raciocínio lógico-matemático para alunos de 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio da rede pública.

Para o Secretário de Educação de Passo Fundo, Edemilson Brandão, a iniciativa, que só existe nos Estados Unidos e na Inglaterra, é uma forma de oportunizar e potencializar novos talentos na área de tecnologia. “Nesse projeto, os alunos tem que mostrar sua capacidade nos laboratórios especializados em robótica, e, sobretudo, comparar o conhecimento adquirido com os demais colegas, compartilhando também com os professores e buscando criar soluções simples, mas que causem um grande impacto. O jovem, a partir de 12 anos de idade, tem um grande potencial na busca de soluções para os problemas, porque ele não tem muito preconceito e possui uma estrutura mental que ajuda a compreender o processo, buscar solução para o problema com uma perspectiva sistemática, ou seja, buscar partes e resolver aos poucos. Então, o que nós vemos na solução de problemas de forma estruturada, é muito clara na cabeça de uma criança: você dá um problema e ele vai estruturar várias fases até chegar a uma solução, coisa que um adulto talvez tenha muita dificuldade de fazer no dia-a-dia. Então nós temos que apostar nesses jovens que tenham curiosidade, que tenham talento, que tenham uma ferramenta que ajuda e potencializa as suas ações e que faz com que lhes revelem todo o seu potencial criativo”, destaca.

Estiveram presentes no lançamento o Secretário Municipal de Educação, Edemilson Brandão, a Coordenadora de Projetos em Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, professora Dra. Ivânia Aquino, o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da IMED, João Alberto Sarate, uma das professoras responsáveis pelo desenvolvimento da Escola de Hackers na IMED, Me. Ariane Pazinato, demais professores-monitores das aulas, alunos e pais dos participantes.

A primeira atividade prática da Escola de Hackers Avançada acontece na próxima quinta-feira (16/04), no Laboratório de Robótica da IMED, onde os alunos irão desenvolver um protótipo com led de uma sinaleira.

Facebook
Twitter
WhatsApp