Fundada em 2023, a Escola Pública de Música Yamandu Costa é hoje um orgulho para a cidade de Passo Fundo. Os estudantes do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino são acolhidos e recebem formação, garantindo o presente e o futuro da arte na comunidade.
O maestro Rodrigo Ávila esteve no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), quando realizou uma abordagem do trabalho realizado e os próximos projetos. Ele recordou de todo o apoio oferecido pelo prefeito Pedro Almeida, que é também ligado à música e um grande compositor, lembrou. O nome de Yamandu Costa, violonista que divulga o nome de Passo Fundo para o mundo, recebe uma justa homenagem na escola.
Os estudantes não precisam ter nenhum contato com música para começar a sua formação. Eles recebem toda a orientação necessária para a caminhada musical, no contato com os mais variados instrumentos. As apresentações sempre encantam o público. O coral é um futuro passo.
Na noite do último sábado (12), por exemplo, no Teatro do SESC, a Prefeitura de Passo Fundo promoveu um show gratuito com o renomado músico Alegre Corrêa e sua banda, e a abertura ficou por conta da Orquestra da Escola Pública de Música Yamandu Costa, proporcionando um momento inesquecível para alunos, professores e a comunidade. O evento, realizado com entrada gratuita, teve como foco principal os estudantes da rede municipal de ensino. No entanto, devido ao grande interesse da população, o Município disponibilizou também uma quantidade limitada de ingressos para o público em geral. O prefeito Pedro Almeida subiu ao palco para cantar uma das músicas, ao lado dos alunos.
O maestro Rodrigo Ávila tem a sua vida dedicada à música. Com grande experiência no segmento, está formando os novos talentos. Ele lembra, com orgulho, que seus alunos estão se destacando, sendo escolhidos para representar Passo Fundo na Europa, com o Projeto Cidade Educadora. Eles estavam na Suíça e agora outros estarão na Bélgica.
Para obter mais informações sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa, o contato é (54) 99261-8533.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: