A reportagem da Rádio Planalto esteve no bairro Operária em Passo Fundo para averiguar a situação de equipamentos utilizados pela escola de samba Unidos da Operária, no desfile do carnaval de rua realizado há menos de um mês. Carros alegóricos e entulhos são encontrados no campo de futebol localizado no bairro Nonoai, onde futuramente será construído o novo estádio Delmar Cittoni.
Durante o programa “Na Ordem do Dia” desta quarta-feira, 25, um ouvinte enviou uma mensagem questionando quando os equipamentos serão retirados do local.
Edson Nascimento, presidente da entidade, confirmou que os materiais são da escola e que ainda não foram retirados do local por falta de apoio do poder público. “A Prefeitura disponibilizou o espaço para que a escola pudesse fazer a montagem dos equipamentos antes do carnaval e depois do desfile também poderíamos usar o espaço para a desmontagem de tudo. O problema é que dois carros alegóricos tiveram os eixos danificados durante o trajeto de retorno e agora os veículos não podem ser transportados normalmente. Precisamos de um outro veículo de carga para puxar essas coisas para um outro local aqui na vila Operária mesmo”.
Para o carnaval de rua deste ano, a Prefeitura designou um guincho para agilizar a dispersão das escolas onde o equipamento recolhia os carros alegóricos ao final do desfile. Segundo Edson, durante esse trabalho de dispersão o trabalho de guincho pode ter sido feito sem muita atenção, o que gerou os danos aos carros alegóricos. “Eu acredito que na hora de levantar os carros tenha dado algum problema, porque quando os veículos chegaram aqui na vila já estavam com os eixos quebrados, o que impossibilita transportar esses carros andando. Nós precisamos de ajuda para tirar os equipamentos ali do campo, no bairro Nonoai”.
O presidente Edson ainda afirmou que a entidade se organiza para realizar um evento na comunidade e angariar fundos, para que se possa dar uma solução urgente e retirar os materiais do local onde está agora.