Grupo Planalto de comunicação

Escola de Trânsito da Prefeitura trabalha a educação e a segurança Espaço, que já atendeu 7 mil pessoas, completará seis meses de atividades em agosto

Inaugurada pela Prefeitura em fevereiro de 2025, a Escola Pública de Trânsito Eloy Fiebig (EPT) é um espaço que busca promover um trânsito mais seguro através da educação. Em quase seis meses de atividades, o local atendeu mais de sete mil pessoas, de todas as idades, entre alunos e a comunidade geral.

Instalada no Bairro Secchi, a escola conta com sala de aula, área administrativa e uma pista projetada para simulações práticas, com veículos elétricos, sistema semafórico e outros elementos presentes no trânsito real, possibilitando que os alunos aprendam de forma lúdica sobre as regras e a segurança no trânsito.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, o espaço é alinhado ao contexto de Cidade Educadora e trará impactos, sobretudo, para o futuro, uma vez que trabalha com foco na formação das crianças. “Buscamos que Passo Fundo seja uma cidade educadora em todos os seus espaços, com iniciativas inovadoras. Quando falamos sobre segurança no trânsito, também nos referimos a formar cidadãos que tenham atitudes responsáveis. A Escola Pública de Trânsito foi criada neste sentido de, a partir da educação e atitudes conscientes, melhorarmos o trânsito”, considera.

Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a EPT exerce um papel transformador na sociedade ao promover uma cultura de paz e responsabilidade desde a infância. “Por meio de ações educativas, vivências práticas e formações cidadãs, ela contribui para a formação de condutores e pedestres mais conscientes, colaborando diretamente para a redução de acidentes e para a construção de uma mobilidade urbana mais segura e humanizada”, destaca.

Antes da Escola Pública de Trânsito, a Prefeitura já realizava um trabalho focado com o Núcleo de Educação para o Trânsito da Prefeitura. De acordo com a coordenadora da escola, Raquel Rúbio, o espaço fortaleceu e aproximou a comunidade das ações. “É um sonho realizado através do prefeito Pedro. Nosso propósito é levar informação, orientação e sempre promover práticas e a sensibilização para que tenhamos um trânsito mais seguro. Isso tudo faz parte de um trabalho que pensa em uma cidade com mobilidade humana segura”, afirma.

Escolas públicas que trabalham áreas específicas

Ao aderir à Carta das Cidades Educadoras, Passo Fundo avançou em ações inovadoras na Educação, partindo da ideia da construção de uma cidade que educa em todo o seu território. Entre as iniciativas, estão as sete escolas públicas voltadas à formação cidadã em áreas específicas: além da Escola de Trânsito, a Escola das Profissões, Escola de Música, Escola de Arte e Criatividade, Escola de Gerações, Escola de Sustentabilidade e Escola do Esporte.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Cidade Educadora da Prefeitura, Denize Cornélio da Luz, com estas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a educação transformadora e o desenvolvimento social, inserindo as pessoas no centro das políticas públicas e tornando a cidade cada vez mais protagonista. “Para que uma cidade seja educadora, ela precisa assumir o compromisso de se transformar em um espaço de aprendizagem contínua, onde a educação esteja presente em todas as dimensões da vida urbana, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável”, pontua.

Facebook
Twitter
WhatsApp