Grupo Planalto de comunicação

Escola do Chimarrão presente na Expodireto Cotrijal

Tão bom quanto tomar, é saber fazer. Por isso a Escola do Chimarrão é parada obrigatória na 15ª Expodireto Cotrijal. Quem passar pelo ônibus do instituto poderá conhecer 18 dos 36 tipos de mate, como o ventania, xadrez, da flor, ferradura e muitos outros, e ainda conversar com Pedro José Schwengber, um dos fundadores do instituto.

Sempre pilchado, de fala alta e sorriso fácil, Schwengber explica aos visitantes sobre as propriedades medicinais da erva-mate, conta a história da escola nos seus 10 anos de existência e ainda ensina a fazer o chimarrão. O instituto comemora passagens por países como França, Itália, Espanha, Áustria e Alemanha.

Para saber mais sobre a Escola e aprender a fazer os 36 tipos de mate, basta acessar o site http://www.escoladochimarrao.com.br/

Sobre a Escola do Chimarrão

Na Semana Farroupilha de 1998, foi lançado o Projeto ESCOLA DO CHIMARRÃO pela Ervateira Rainha dos Pampas de Linha Travessa, Venâncio Aires-RS, com o objetivo de difundir e estimular o hábito salutar do CHIMARRÃO, ampliando seu consumo e beneficiando, assim, toda a cadeia produtiva da erva-mate.

Devido à repercussão e resultados altamente positivos alcançados com o trabalho desenvolvido, em 05 de julho de 2004 foi fundado a ONG INSTITUTO ESCOLA DO CHIMARRÃO, sendo desmembrada, então, da Ervateira Rainha dos Pampas, passando a atuar como Entidade Civil, dotada de personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, regido por estatuto próprio, desenvolvendo atividades culturais, educacionais e artísticas, cultuando as tradições gaúchas, especialmente na difusão do Chimarrão, resgatando-o como hábito cultural e patrimônio dos gaúchos e na pesquisa sobre a erva-mate, além de incrementar o Turismo, valorizando o Símbolo e Título do muncípio de Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão, exercendo importante papel no desenvolvimento cultural, educacional, social e econômico também.

Facebook
Twitter
WhatsApp