Grupo Planalto de comunicação

Escola João de Césaro comemora 50 anos e recebe homenagem na Câmara de Vereadores Solenidade, com proposição da vereadora Regina Costa dos Santos (PDT), ocorreu na noite de segunda-feira, 10

Fotos: Comunicação Digital/CMPF

Fundada no dia 10 de junho de 1974, a Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro comemora 50 anos de atividades em 2024. Para celebrar a trajetória, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizou, na noite de segunda-feira (10), uma Sessão Solene proposta pela vereadora Regina Costa dos Santos (PDT). Acompanhada por um Plenário Sete de Agosto lotado, a solenidade retomou fatos históricos e engrandeceu a contribuição da instituição à formação de mais de 30 mil estudantes ao longo das décadas.

A proponente da homenagem – que é professora de carreira – registrou que a escola desenvolve um trabalho de qualidade e competência na educação pública, inserindo no mercado de trabalho e incentivando a formação integral de seus alunos. “É uma escola que tanto já contribuiu, contribui e com certeza vai continuar contribuindo por muitos anos, sobretudo no desenvolvimento econômico do nosso município. É importante dizer que a Escola João de Césaro cumpre um papel que vai muito além das questões profissionais. Ao longo desses 50 anos, muitos jovens e adultos passaram pela escola, mas ela tem um papel também na cidadania, no desenvolvimento. Quando a gente investe em educação, investe na nossa cidade como um todo. E quando se fala no mundo do trabalho, os cursos profissionalizantes são essenciais. A João de Césaro há 50 anos faz a diferença na vida de muitas pessoas”, enalteceu a vereadora Regina.

Ao agradecer pelo reconhecimento do Parlamento, Vanderlei Lopes disse ser gratificante ocupar o cargo de diretor no momento em que a escola completa o seu cinquentenário. “É um grande incentivo a nós, que procuramos estar com nossos cursos atualizados e cada vez recebendo mais alunos, colocando-os no mercado de trabalho”, resumiu.

A Escola Estadual João de Césaro foi criada em 10 de junho de 1974, na Rua Erechim, nº 65, no Bairro Vera Cruz, com o nome de Centro de Artes, Ciências e Tecnologia. O CACT atendia alunos de 7ª e 8ª séries de escolas da rede pública do ensino fundamental de Passo Fundo, nas áreas técnicas comerciais, industriais, domésticas, agrícolas, ciências e artes. Em 1979, passou a se chamar Centro Interescolar Municipal de 1º Grau João de Césaro, atendendo alunos de escolas estaduais e particulares em diferentes cursos de educação profissional nível básico.

A nomenclatura atual foi adotada em 2002, agregando, nos anos seguintes, novas qualificações técnicas nas áreas da Informática, Secretariado e Nutrição e Dietética. Atualmente, são cerca de 300 alunos (que concluíram ou estão no ensino médio) atendidos por 32 servidores.

Como forma de materializar a homenagem, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo entregou uma Placa aos representantes da Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp